MATO GROSSO
Projeto de escola estadual potencializa literatura entre estudantes com apoio das famílias
MATO GROSSO
“A cada bimestre o projeto é aguardado com grande expectativa por todos”, conta o educador.
Ele explica que, nas primeiras semanas de aula, cada estudante do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escolhe uma obra literária de qualquer gênero e terá que lê-la antes da penúltima semana do bimestre.
“Além da leitura, cada um faz a sua interpretação do texto, que é gravada em vídeo com cerca de dez minutos”, diz.
Essa atividade faz parte da disciplina de Língua Portuguesa e a nota obtida é somada às demais atividades e provas, resultado na média bimestral. Marcos é o principal estimulador desta proposta, pois, segundo ele, a prática da leitura estimula a criatividade, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita, além de outros benefícios que contribuem com o aprendizado de outras disciplinas.
Joana Silva Guimarães, 15 anos, do 9º ano, diz que a sua vida mudou para melhor após essa atividade que começa na escola e continua em sua casa.
“O resultado que tive foi o melhor da minha vida, tanto na escola quanto fora dela. Hoje, consigo manter os meus argumentos e vi que posso ler até o que antes não fazia parte do meu gosto literário. Quando a escola traz para nós um projeto como esse, o apego pela leitura e por conhecer culturas novas transforma o nosso jeito de encarar o aprendizado e a vida”, conta.
“Com esta ação, muitos estudantes vencem a timidez e se tornam bem mais proativos nos estudos. Vamos além da sala de aula quando desenvolvemos as competências digitais, e uma atuação que envolve expressão corporal, dialética e a síntese. Tudo isso se consolida com um objetivo social, pois, ao final do bimestre, os pais ou responsáveis são convidados para um café e têm a oportunidade de curtir um momento de conversa enquanto assistem aos vídeos dos filhos”, argumenta o professor.
Outro benefício identificado por ele é que o projeto de leitura permite ao corpo docente, e até às famílias, conhecer um pouco mais da visão desses jovens sobre a realidade que estão enfrentando e acompanhar suas estratégias de escolhas literárias, além das soluções encontradas nas leituras.
“Já tivemos a grata surpresa de uma excelente análise na leitura de uma história em quadrinhos no estilo Mangá. O que nos deixa mais feliz é que estamos contribuindo para o cultivo do hábito da leitura entre crianças e adolescentes”, diz.
“Depois que comecei a ler mais, meu vocabulário melhorou e até a interação com outras pessoas ficou melhor. Tendo mais contato com os gêneros literários que curto, minha leitura agora também é por prazer e não apenas por obrigação”, comenta Luiz Eduardo Souza Vernille, 14 anos, do 8º ano.
De acordo com o professor, uma novidade que poderá ser adotada neste bimestre será a produção de podcast sobre as obras lidas por grupos.
“Posteriormente, temos a proposta de uma live organizada pelos próprios estudantes. Dessa forma, quem não puder comparecer ao evento poderá assistir de casa. O que mais queremos é trazer os pais para dentro do processo de aprendizagem dos filhos”, finaliza Marcos Zadoretzki.
A exemplo dos eventos anteriores, ao final das apresentações os vídeos e a live estarão disponíveis no Youtube, com acesso exclusivo via link já que o conteúdo não é monetizado.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
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