MATO GROSSO
Avião da Defesa Civil reforça ações de combate a incêndios na Região Sul de MT
MATO GROSSO
“Esta aeronave representa o esforço do Governo de Mato Grosso para o combate aos incêndios florestais. Desde 2021 utilizamos os aviões para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, atuando em locais de difícil acesso e garantindo mais segurança aos bombeiros e à população”, destacou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Cesar Brum.
A escolha de Primavera do Leste como base da aeronave levou em consideração a localização estratégica do município para cobertura de toda a Região Sul, incluindo o sul do Xingu.
O comandante do 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis, coronel Fabrício Gomes, ressaltou que o uso dos aviões auxilia na proteção do meio ambiente e de propriedades privadas.
“A rapidez e mobilidade das aeronaves permitem uma resposta mais eficiente no combate aos incêndios florestais devido a capacidade de despejar grandes volumes de água sobre a área afetada, possibilitando uma ação efetiva de resfriamento, o que reduz o avanço das chamas e garante a segurança das equipes em solo. Além disso, usamos as aeronaves para proteger as unidades de conservação e parques estaduais e salvar a fauna local, além de também garantir a proteção do patrimônio privado, tendo em vista que alguns incêndios podem se aproximar de áreas mais urbanas”, explicou.
A aeronave disponibilizada em Primavera do Leste tem reservatório de 3 mil litros de água e ficará no município até o fim do período proibitivo do uso do fogo, no dia 31 de outubro.
O acionamento do avião será feito diretamente pelo Corpo de Bombeiros, considerando a proporção do incêndio e se há a viabilidade para ele ser combatido com a aeronave, tendo em vista aspectos como pista e disponibilidade de água.![]()
O prefeito de Primavera do Leste, Ademir Góes, agradeceu a parceria do Governo do Estado com o município e ressaltou que a aeronave garante mais segurança para a região.
Reforço
Para reforçar as ações de combate aos incêndios florestais em 2023, o Governo de Mato Grosso conta com apoio de seis aviões, sendo quatro locados pela Defesa Civil e dois do Corpo de Bombeiros. Até o momento, três aeronaves já foram alocadas nos municípios de Primavera do Leste, Sinop e Diamantino.
O Governo também destinou para o combate de incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2023 o investimento de R$ 77,4 milhões – um aumento de 29% em comparação com o investimento de R$ 60 milhões do ano passado.
Período proibitivo do fogo
O período proibitivo iniciou no dia 1º de julho e segue até 31 de outubro, conforme o Decreto nº 259/2023. O documento declara situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, o que possibilita a mobilização de esforços governamentais para a prevenção e combate aos incêndios e as contratações e aquisições necessárias ao período de alto risco de incêndios florestais.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.