Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Existe muita conversa ainda”, diz Botelho sobre saída do União Brasil

Publicados

MATO GROSSO

O deputado Eduardo Botelho (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira (11), que aguarda um aval do presidente do União Brasil no Estado, o governador Mauro Mendes, para poder deixar a legenda e buscar um novo partido. As especulações ao longo da semana, apontavam que Botelho voltaria de sua viagem à Brasília, onde passou a semana, já filiado a uma nova legenda.

No entanto, o parlamentar esclareceu a polêmica declaração dada por ele no início da semana, de que já se via fora da legenda, porém, pontuou que ainda depende de uma liberação formal por parte de Mauro Mendes, caso a desfiliação seja de fato o seu caminho.

Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira, Botelho explicou que a principal rusga que ainda paira sobre sua saída do União Brasil, é com relação à falta de deliberação sobre o critério que será adotado para a escolha do candidato do partido para disputar as eleições à Prefeitura de Cuiabá.

Entretanto, o parlamentar afirmou que sua permanência no União Brasil ainda é incerta. Na última segunda-feira (7), Botelho faltou a uma reunião da legenda e justificou que já trabalhava com a hipótese de estar fora do partido.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso lança Projeto Autismo na Escola nesta sexta-feira (1º)

“Existe muita conversa ainda. O que eu disse é que o que me parece é que o caminho será esse mesmo. Mas eu não posso dizer que estou de saída, eu preciso da liberação do partido. Conseguir essa liberação ainda envolve muita conversa. Eu vou conversar ainda com o governador e a cúpula do partido, discutir lá dentro, de repente as coisas podem mudar. Eu defendo que seja criado um critério claro, isso é o que realmente incomoda, porque me impede de fazer construções. Esse é que é o problema”, declarou Botelho.

A saída de Botelho do União Brasil, se dá pela disputa interna com o atual secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, pela candidatura à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024. Desde que Garcia declarou seu interesse ao Alencastro, passou a ser especulado o risco de debandada de parlamentares, que podem deixar o partido para seguir Botelho em uma nova agremiação política.

Em meio ao cenário de disputa no União Brasil pela candidatura à Prefeitura de Cuiabá, o Mauro Mendes, chegou a assumir o comando da sigla no Estado, para tentar acalmar os ânimos. No entanto, Mendes já admitiu que vai apoiar Garcia nas eleições 2024. A declaração de Mauro, levou Botelho  a buscar novos caminhos para pleitear sua candidatura ao Alencastro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Secel abre inscrições para o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA