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Galeão responde por um em cada cinco embarques domésticos no Rio
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O Aeroporto Internacional do Rio Janeiro (Galeão/Tom Jobim) respondeu, nos sete primeiros meses deste ano, por apenas 22,4% dos embarques domésticos do Rio de Janeiro. Isso representa cerca de um em cada cinco passageiros que saem do Rio com destino a outras cidades brasileiras.

Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, de janeiro a julho deste ano, o aeroporto localizado na Ilha do Governador, na zona norte, realizou 994 mil embarques domésticos.
Já o Santos Dumont, localizado no centro da cidade, movimentou 3,44 milhões passageiros, todos domésticos (já que o aeroporto não opera voos internacionais), ou seja, 77,5% do total. O Aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste, movimentou o 0,1% restante (5 mil passageiros).
Mesmo incluindo seus 965 mil embarques internacionais, o Galeão não consegue superar o Santos Dumont.
O panorama é bem diferente daquele do fim da década de 2000, quando o Galeão respondia por cerca de 70% dos passageiros que saíam da cidade em voos domésticos. Nos anos de 2007 e 2008, o percentual chegou a 73%.
O Santos Dumont ampliou sua participação no mercado a partir de 2010, mas sempre representando metade do total de embarques domésticos na cidade. E, desde 2017, a fatia do Galeão vem diminuindo, passando de 56,8% em 2016 para 51% em 2019.
Pandemia
A partir de 2020, com a pandemia de covid-19, o aeroporto internacional foi superado pelo Santos Dumont, passando a responder por menos da metade dos passageiros domésticos: 40,4% em 2020, 33,1% em 2021 e 25,2% em 2022.
O Galeão foi bastante afetado com as restrições de circulação de viajantes, devido ao coronavírus, assim como vários aeroportos do mundo. A perda de passageiros domésticos chegou a 64,1% de 2019 para 2020, enquanto o movimento internacional despencou 73,2%.
O terminal carioca passou de 6,9 milhões de embarques domésticos e internacionais em 2019, para 2,3 milhões, no ano seguinte.
O Santos Dumont também sofreu, mas em uma proporção menor, perdendo 44,8% de passageiros de um ano (4,5 milhões) para outro (2,5 milhões).
“Com a pandemia, as companhias aéreas tinham que manter uma malha aérea mínima para garantir que existisse conectividade no Brasil e elas acabam dando preferência para manter essa malha aérea mínima muito mais concentrada no Santos Dumont do que no Galeão, em função da preferência da grande maioria dos passageiros [já que é um aeroporto mais próximo do centro e da zona sul da cidade]”, explica Rafael Castro, especialista em aeroportos e professor do curso de graduação em turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ).
No ano seguinte, enquanto o Santos Dumont já mostrava recuperação, crescendo 34,4% em relação ao ano anterior e passando a embarcar 3,3 milhões de pessoas, o Galeão continuava perdendo passageiros: -1,9% nos voos domésticos e -49,9% nos internacionais.
A recuperação do Galeão viria apenas no ano seguinte, com crescimento de 316,9% no movimento internacional, apesar de ainda apresentar um tímido aumento nos passageiros domésticos (1,7%).
Ainda assim ficou longe de recuperar suas operações pré-pandemia, com uma movimentação de 2,9 milhões de embarques: 1,2 milhão internacionais e 1,7 milhão domésticos.
O Santos Dumont, por sua vez, em 2022, já superava sua movimentação pré-pandemia, com 5 milhões de embarques, um número recorde na série histórica da Anac (iniciada em 2000).
Rafael Castro, também conhecido como Dr. Aeroporto nas redes sociais, explica que, com o fim das medidas de isolamento social, as empresas decidiram manter suas operações no Santos Dumont.
“No pós-pandemia, as companhias aéreas percebem que, para elas, é muito mais negócio manterem o espaço dos seus voos no Santos Dumont. É como se houvesse mesmo um abocanhamento dos voos do Galeão pelo Santos Dumont. Isso é prejudicial porque, além de esvaziar o Galeão, faz com que o Rio de Janeiro perca todo seu potencial como portão de entrada para turistas internacionais que sempre teve”, afirma Castro.
Por meio de nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) destacou que a legislação vigente prevê liberdade de rotas e isonomia entre as empresas aéreas. Também informou que suas empresas associadas cumprem “o limite estabelecido para a capacidade do Aeroporto Santos Dumont”.
Uma portaria assinada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, no dia 10 deste mês, prevê a migração de voos do Santos Dumont para o Galeão. A medida entrará em vigor no dia 2 de janeiro de 2024.
Fonte: EBC GERAL
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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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