DOIS BALEADOS
Atirador invadiu escola junto com comparsa; alvo já estava definido
MATO GROSSO
A Polícia Civil informou que a tentativa de homicídio contra dois adolescentes na Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres (168 km de Cuiabá), na noite desta sexta-feira (24) não foi um ataque contra a unidade educacional, mas sim um acerto de contas e esclareceu que o atirador não agiu sozinho. Durante ação, um aluno de 15 anos e outro de 17 anos foram baleados.
Segundo delegado Márcio Portela, dois homens pularam o muro da escola, na área da quadra de esportes e um deles portava uma piscola calibre 380 usada para atirar contra as vítimas. O aluno de 15 anos foi atingido na perna e foi levado ao hospital, sendo liberada em seguida. O outro adolescente também foi levado para a unidade de saúde e seu quadro de saúde é considerado estável.
Conforme Marcio Portela, responsável pelas investigações, por meio das imagens das câmeras de segurança foi possível comprovar que o ataque não foi aleatório, mas sim direcionado a vítimas específicas. “As diligências foram iniciadas e foram encontradas várias cápsulas na escola. Não houve óbito, apenas tentativa de homicídio. Estamos atualmente em busca de identificá-los. Foi possível verificar pelas câmeras de segurança, que registraram parte do ocorrido, que não se tratou de um ataque aleatório, mas sim direcionado a vítimas específicas. Continuamos em diligências para identificar os responsáveis por esse crime”, destacou o delegado em entrevista ao Programa do Pop, da TV Cidade Verde, exibido nesta sexta-feira (25).
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) disse em nota que os dois estudantes atingidos foram atendidos e estão bem. A Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Tangará da Serra agiu imediatamente, oferecendo apoio aos profissionais da educação e disponibilizando psicólogos e assistentes sociais para a comunidade estudantil até a retomada das aulas na próxima segunda-feira (28).
A direção da escola registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Judiciária Civil (PJC) e solicitou apoio da Polícia Militar para intensificar as rondas nas proximidades da unidade até que o caso seja esclarecido.
NOTA DA SEDUC
Sobre o incidente ocorrido ontem (24.08), às 20h, no pátio da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) esclarece que:
1. Segundo investigações preliminares da Polícia Judiciária Civil (PJC), não se tratou de ataque à escola, mas de um possível acerto de contas entre o invasor e um estudante;
2. Os dois estudantes atingidos pelo disparo da arma de fogo receberam atendimento médico e passam bem;
3. A Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Tangará da Serra agiu imediatamente e já deu início ao acolhimento dos profissionais da educação e vai continuar à disposição da comunidade estudantil com psicólogos e assistentes sociais até segunda-feira (28), quando as aulas serão retomadas normalmente.
4. A direção da escola registrou Boletim de Ocorrências na PJC e solicitou apoio da Polícia Militar para que intensifique as rondas nas imediações da unidade até que o caso seja esclarecido.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.