MATO GROSSO
Cuiabá terá semana quente de 39ºC e poucas chances de chuva
MATO GROSSO
A semana deve ser alta amplitude térmica em Cuiabá e apenas 5% de chance de chuva durante a semana, segundo dados do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
Nesta segunda-feira (28), a mínima atingida no início da manhã foi de 21º C. Já a máxima deve chegar a 36º C.
Na terça-feira (29), a previsão é de que a mínima e máxima atinjam 25º C e 39º C, respectivamente. Na quarta-feira (30), os termômetros devem registrar mínima de 26º C e máxima de 38º C.
Na quinta-feira (31), a temperatura deve ser a mais alta da semana, sendo a mínima prevista de 27º C, enquanto a máxima é de 39º C.
Na sexta-feira (1), a máxima pode atingir 37º C e a mínima 26º C.
Chapada dos Guimarães
Na cidade turística de Chapada dos Guimarães, a segunda amanheceu mais fria, marcando 19º C na mínima. No decorrer do dia a máxima pode chegar a 32º C.
Na terça, a previsão de mínima e máxima é de 22º C e 34º C, respectivamente. Na quarta, os termômetros devem atingir as temperaturas mais altas da semana, ficando a mínima em 24º C e a máxima em 35º C.
Na quinta, a mínima cai para 23º C, enquanto a máxima continua em 35º C.
Por fim, na sexta, a temperatura continua semelhante ao dia anterior, com máxima de 23º C e mínima de 34º C.
MATO GROSSO
MT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
Cinco empreendimentos reconhecidos pela pegada inovadora alinhada à bioeconomia em Mato Grosso foram selecionados para a fase de capacitação do programa Inova Amazônia Global Edition. O resultado preliminar do Edital nº 01/2025, fruto de uma cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reflete o esforço para internacionalização de soluções sustentáveis oriundas da Amazônia Legal.
O foco central do projeto é a bioeconomia, setor que utiliza recursos biológicos renováveis para gerar produtos e serviços. O gestor do Programa Inova Biomas, Rafael Mendes, reforça a importância desse movimento para a região. “A bioeconomia é o motor que permite manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, gerar riqueza e desenvolvimento social. O Inova Amazônia Global Edition atua como ponte para que essas inovações locais ganhem o mundo com competitividade e sustentabilidade”.
No estado, as empresas que avançam no processo são: Brasteca Agroflorestal Ltda, Conecta Saber, Natureza Raiz (cosméticos naturais e veganos), Origem Compostagem e Tugani.
Para a proprietária da Origem Compostagem, Yasmin Fonseca, a aprovação acelera a estratégia de expansão do empreendimento, que já possuía um plano de internacionalização há quase dois anos. “Acredito que, com a capacitação, vamos fortalecer nossa governança, aprimorar a estratégia comercial e acessar o mercado internacional por meio de ajustes de documentação. Nosso foco será gerar impacto positivo e mensurável, além de ampliar nossa área de atuação”, destaca a empresária.
Yasmin explica que a empresa equilibra inovação e preservação ao aplicar processos biológicos controlados, que transformam resíduos orgânicos urbanos rastreáveis em insumos agrícolas de alta qualidade, com métricas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Segundo ela, o material produzido apresenta potencial para recuperar biomas sem descaracterizá-los. Essa abordagem assegura que o negócio reúna valor econômico, impacto ambiental positivo e a credibilidade necessária para iniciar no competitivo mercado externo.
A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação ao oferecer suporte técnico e estratégico para que esse perfil de negócio alcance novos mercados globais. De acordo com o cronograma retificado, a capacitação ocorrerá entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2026. Durante o período, os empreendedores terão acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócio, garantindo que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma ética, rentável e tecnologicamente avançada.
Além do destaque mato-grossense, o edital contemplou dezenas de empresas dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, o que evidencia a força da biodiversidade regional. Com a divulgação do resultado preliminar, abre-se agora o prazo para interposição de recursos. O resultado final está programado para a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, quando será consolidado o grupo de empresas que levará o DNA da inovação brasileira ao cenário internacional.