POLÍCIA
Polícia Civil conclui inquérito e indicia autor de homicídio em Araputanga
POLÍCIA
A Polícia Civil concluiu inquérito e identificou o autor do homicídio que vitimou o jovem Starlem Brendo Santos da Silva, de 20 anos, no mês de março deste ano, no município de Araputanga (345 km a oeste de Cuiabá).
O suspeito de 19 anos teve a prisão preventiva decretada por homicídio qualificado por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, após investigação da Delegacia de Araputanga para esclarecer o crime.
A ordem de prisão foi expedida na última quinta-feira (21.09). Acompanhado de seu advogado, o investigado se apresentou na delegacia nesta manhã de terça-feira (26.09), ocasião em que foi dado cumprimento ao mandado judicial.
Crime
A vítima, Starlem Brendo Santos da Silva, de 20 anos, conhecida como “Fumaça”, foi morta na madrugada do dia 20 de maio, na zona rural de Araputanga.
Conforme apurado pela Polícia Civil, no dia dos fatos o suspeito e a vítima estavam consumindo bebidas alcoólicas, junto com outros funcionários da fazenda, momento em que iniciou uma discussão por um motivo banal.
Em seguida a vítima foi dormir e o suspeito saiu do local em direção a outra propriedade rural. O autor retornou para a fazenda em uma faca, e desferiu cerca de oito golpes na região do tórax e pescoço da vítima, que estava deitado.
Investigação
Diante dos indícios e provas de autoria, o delegado de Araputanga, Fabrício Garcia Henriques, representou pela prisão preventiva do investigado, deferido pela Justiça com manifestação favorável do Ministério Público.
A decisão judicial foi proferida na quinta-feira (21), fundamentada na preservação da ordem pública, tendo em vista a gravidade em concreto acentuada, tanto pela aparente banalidade da conduta quanto pelo modus operandi empregado pelo agente.
De acordo com o delegado Fabrício Garcia, logo que o suspeito tomou conhecimento da prisão, o mesmo se apresentou na unidade policial acompanhado do sei advogado.
Após cumprimento ao mandado de prisão, o preso foi encaminhado para a Cadeia Pública local, onde passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Policia Civil MT – MT
MATO GROSSO
Operação Prende Suspeitos de Envolvimento em Ataques a Casa e Escritório de Advogado
A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.
Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.
A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.
O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.
Investigação
Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.
As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.
As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.
Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.
Reaver veículo e desistência de ação
De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.
Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.
As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.
Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.
-
MATO GROSSO3 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO3 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO2 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO2 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO15 horas atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo