MATO GROSSO
Primeira-dama Márcia Pinheiro convida a população para o espetáculo ‘O Reino Encantado das Simininas’ no domingo (15) e destaca a contribuição do programa social para transformar vidas
MATO GROSSO
Um projeto social bem planejado e implementado contribui significativamente para reduzir a desigualdade econômica e social. Quando pensamos em justiça social e na garantia de que todos tenham oportunidades, precisamos criar os mecanismos para que isso ocorra de fato. O Siminina, uma ação da Prefeitura de Cuiabá, é um exemplo. Além da oferta de aulas de música, dança, reforço escolar e fortalecimento cultural, ele promove a cidadania. Muitas vezes, inquestionavelmente, devolve a possibilidade de sonhar para as meninas e suas famílias.” A avaliação é da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que é a principal articuladora do Programa Siminina, que apresentará no próximo domingo (15) mais uma apresentação, a partir das 15h, do espetáculo “O Reino Encantado das Simininas”, no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros (Assembleia Legislativa).
No próximo domingo (15), mais 170 meninas terão a oportunidade de apresentar a consolidação das aulas oferecidas por meio da ação social, que atende a mais de 1,2 mil meninas na faixa etária de 6 a 15 anos.
O enredo do espetáculo é ricamente produzido e detalha o crescimento de cada siminina após o fortalecimento do Programa Siminina, mediante a contribuição da madrinha da iniciativa, Márcia. A produção conta com dezenas de figurinos e envolve a equipe da ação social, além do Núcleo da Primeira-dama e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
“A gestão investe no que é mais importante: as pessoas. Especialmente quando falamos da área social, nos alicerçamos na educação e na formação de nossas alunas. O Siminina possibilita que elas tenham amparo para enfrentar os desafios vindouros. É oportuno lembrar que a gestão Emanuel Pinheiro ampliou a faixa etária atendida para 15 anos. Nós também oferecemos um monitoramento do Siminina Digital, um projeto de alfabetização digital incluso na grade de ações do Programa Siminina. Tenho consciência de que a iniciativa é um instrumento capaz de transformar vidas”, finalizou Márcia Pinheiro.
Na semana passada, no dia 8, duas sessões do espetáculo lotaram a galeria do teatro da UFMT. Mais de mil pessoas compareceram às apresentações e deixaram o local emocionadas e encantadas.
Serviço:
Agenda: Espetáculo “O Reino Encantado das Simininas”
Onde será? Teatro Cerrado Zulmira Canavarros (Assembleia Legislativa)
Qual horário? 15h
Quando será? 15/10, domingo


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL4 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo