MATO GROSSO
Escola estadual quilombola realiza feira com apresentações culturais nesta sexta-feira (17)
MATO GROSSO
No dia a dia, a escola aborda com os estudantes a história e a cultura africana e a questão racial. Desde 2021, as diretrizes curriculares da educação quilombola foram atualizadas para refletir os interesses das comunidades em relação aos projetos da comunidade.
Outro projeto desenvolvido na escola é de confecção de Bonecas Negras, que homenageiamas protagonistas da história da escola, como a pioneira Tereza Arruda. Ela foi a primeira professora do quilombo e filha de Antônio Mulato, morador mais antigo da Comunidade de Mata Cavalo e defensor da educação.
A atividade integra o “Revirando memórias quilombolas”, projeto que resgata saberes ancestrais, faz parte da disciplina de projeto de vida do novo ensino médio.
O evento também marca as comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrados em 20 de novembro.
Programação
8h – abertura
8h30 – apresentações culturais
9h às 11h30 – apresentação dos trabalhos desenvolvidos na escola
11h30 – almoço com pratos típicos
13h30 – apresentações culturais
15h- encerramento
Serviço
Evento: 10ª Feira Cultural Quilombo de Mata Cavalo
Quando: sexta-feira (17.11), das 8h às 15h
Onde: Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, BR-060, KM 25, Nossa Sra. do Livramento, sentido à cidade de Poconé
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.