Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Projeto Comunidade Integrada atende 1,2 mil pessoas em evento com palestras sobre segurança pública e atividades interativas

Publicados

MATO GROSSO

A 12ª edição do projeto Comunidade Integrada, realizada pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), reuniu cerca de 1.200 pessoas, no município de Mirassol D’Oeste (297 km de Cuiabá), nessa sexta-feira (17.11). O evento encerra a Operação Integrada de Ordem Pública.

A ação aproxima a comunidade das forças de segurança pública, com palestras e atividades interativas.

O evento teve início às 7h e seguiu até 14h, na Escola Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré.

Além de atender moradores de Mirassol D’oeste, o evento teve a participação de pessoas de outros municípios e distritos vizinhos, como São José dos Quatro Marcos, Curvelândia, e distrito de Sonho Azul.

A população participou de palestras sobre violência doméstica, riscos e perigos do uso excessivo da internet e sobre como ser um cidadão proativo.

O coordenador da Polícia Comunitária, tenente-coronel Sebastião Carlos, ressaltou a importância da ação para estabelecer uma parceria entre as forças de segurança pública e a população, além dos benefícios sociais que ela provoca.

Leia Também:  Patrulha Rural prende homem por receptação de 2 mil litros de diesel

“É a oportunidade do Estado e da comunidade se aproximarem e firmarem parcerias em prol da melhoria da qualidade da segurança pública e qualidade de vida. Para ambos é uma forma de fortalecer as ações em conjunto, e possibilitar as boas práticas. Isso é primordial para a ordem pública”, destacou.

O projeto contou com o auxílio da Polícia Militar, pelo Batalhão de Trânsito (Bpmtran), Batalhão De Polícia Militar De Proteção Ambiental (Bpmpa), Regimento de Policiamento Montado (Rpmon), Força Tática do sexto Comando Regional, Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e 17° Batalhão de Polícia Militar (Bpm), da Rede Cidadã, do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Judiciária Civil, Delegacia Regional de Mirassol D’Oeste, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Operação Ordem Pública

A operação foi dividida em duas etapas, a repressiva e a de comunidade integrada. A primeira ocorreu de segunda a quinta-feira (13 e 17.11) em caráter ostensivo e repressivo. A finalidade dessa fase é o combate à criminalidade.

Leia Também:  Operação prende 7 motoristas dirigindo embriagados na Avenida do CPA

Já a segunda etapa ocorreu nesta sexta-feira (17.11), focada na comunidade local, com trabalhos educativos e de assistência social quem integram o projeto Comunidade Integrada.

*Com supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Forças de Segurança fazem ação educativa em bares de Cuiabá

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Patrulha Rural prende homem por receptação de 2 mil litros de diesel

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA