Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MT tem 114 alunos em formação para atuarem como soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros

Publicados

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está formando 114 novos soldados e oficiais para reforçar o efetivo no Estado e garantir a preservação de patrimônios, natureza e resguardo da vida dos mato-grossenses. A formatura das turmas estão previstas para 2024 e 2025.

“Este reforço na corporação é sinônimo de mais segurança para os mato-grossenses. Com o aumento do efetivo, vamos poder salvar ainda mais vidas com bombeiros altamente capacitados e garantir a preservação de patrimônios públicos e privados, como também do meio-ambiente durante o período de incêndios florestais”, destacou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Para o secretário de Segurança Pública (Sesp), César Roveri, a convocação de novos militares no Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança, é prova de que o atual Governo está investindo na melhoria das condições de trabalho, aparelhamento e modernização das forças, inclusive com construção de unidades, aquisição de viaturas, armamentos, vigilância eletrônica e diversas ações para atender os cidadãos de Mato Grosso.

“O ingresso de novos profissionais no Corpo de Bombeiros, assim como vem acontecendo nas outras forças policiais, comprova o quanto o governador Mauro Mendes se preocupa com a segurança da população mato-grossense. Preocupa-se não somente com a prevenção e repressão da criminalidade”, afirmou o secretário.

Os 100 alunos deram início ao Curso de Formação de Soldados (CFSD) em julho. Desde então, eles são capacitados nas principais áreas de atuação do bombeiro militar, sendo elas: salvamento terrestre, aquático e em altura, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, mergulho, atendimento de ocorrências e produtos perigosos. A formatura está prevista para julho de 2024.

Leia Também:  VÍDEO: Moradores do bairro Alameda, em Várzea Grande, foram a Câmara Municipal de Cuiabá para o movimento "Diga Não à Graxaria", contra a indústria da Marfrig, em Várzea Grande.

“Durante um ano, os alunos passam por diversas disciplinas para estarem aptos para exercer qualquer atividade bombeiro militar. Estamos entrando na segunda metade do curso, quando os alunos passam a atuar em estágios operacionais para ter experiência prática de formação”, explicou major Henrique Acendino, coordenador do curso.

Bárbara Andrade, de 30 anos, é um dos 100 alunos que ingressaram no CFSD. Ela será a primeira militar da família e conta que tem passado por uma imersão de conhecimento.

“A profissão do bombeiro militar exige o alto conhecimento técnico para uma atuação com excelência. É assim que estamos sendo forjados durante esses doze meses de curso. Além do aprendizado físico e intelectual, temos muitos ensinamentos e crescimento pessoal dentro do CFSD. Tenho certeza que sairemos daqui extremamente diferentes da forma como entramos. Seremos pessoas melhores e profissionais dedicados a servir a população e honrar a corporação”, disse.

Já Marcelo Novais, de 24 anos, conta que o curso tem superado todas suas expectativas. Ele destaca que o profissionalismo dos bombeiros que capacitam os alunos tem sido primordial durante o curso de formação

Leia Também:  Vale do Araguaia recebe primeira indústria de etanol de milho; região vive novo momento econômico

“Na parte técnica, temos uma equipe de coordenação e instrução de alta competência. São extremamente profissionais, que nos ensinam e passam confiança para que no futuro possamos desempenhar o nosso papel como eles. O bombeiro militar é extremamente técnico e necessita desta boa capacitação para desempenhar um serviço de qualidade. Tenho orgulho de poder fazer parte desta instituição com esta nobre missão de salvar vidas e patrimônios”, contou.

Formação de oficiais

Além de soldados, também são formados 14 oficiais para o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e cinco de Rondônia no 1º Batalhão, em Cuiabá. Esta é a primeira vez que o Estado realiza o curso, que tem duração de dois anos.

“Os alunos iniciaram o curso em julho deste ano. São mais de 4 mil horas-aulas de instruções teóricas e práticas. Após formados, são declarados aspirantes a oficial e estarão prontos para atuar nas mais diversas ocorrências. Esse reforço será fundamental para Mato Grosso”, afirmou o coordenador do curso, tenente-coronel Mario Faro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 116 mandados contra associação criminosa envolvida em golpe na portabilidade de salários

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA