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Prefeitos afirmam que asfalto feito pelo Governo na MT-100 representa desenvolvimento para o Araguaia: “Trouxe progresso”

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O asfaltamento da MT-100 pelo Governo de Mato Grosso representa desenvolvimento para a região Araguaia, como destacam os prefeitos de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, e de Ribeirãozinho, Ronivon Parreira. A obra era aguardada há mais de 30 anos pela população.

“Com a pavimentação da MT-100, nós melhoramos a condição de trafegabilidade e o município de Barra do Garças ganhou muito com isso. Todos sabem que Barra do Garças é uma cidade-polo no que diz respeito à educação, saúde, e atendemos dezenas de municípios aqui da região”, declarou Adilson Gonçalves.

Foram asfaltados mais de 57 quilômetros da rodovia estadual, entre os municípios de Pontal do Araguaia e Alto Araguaia. A conclusão foi em 2022 e os efeitos dessa obra vem sendo sentida pelos moradores.
Prefeito de Ribeirãozinho, Ronivon Parreira, destacou importância da obra para a região – Foto: Secom-MT

“A MT-100 para nós era um sonho que foi realizado pelo Governo Mauro Mendes e a gente só tem a agradecer ao governador e ao secretário que se empenharam em ajudar essa região que era chamada como Vale dos Esquecidos. Essa obra traz progresso para a região. Essa aqui é uma região que vai desenvolver bastante”, enfatizou o prefeito de Ribeirãozinho.
Foram asfaltados 57 km entre Pontal do Araguaia e Alto Araguaia – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

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Os moradores reforçam o quanto essa obra era esperada por quem vive na região.

Divino Clemente da Silva, que mora em Ribeirãozinho, contou que a população da região enfrentou muitas dificuldades por falta de infraestrutura e que agora a realidade mudou após essa obra.

“Era um grande sonho que agora virou realidade. Nós padecemos muito, por muitos anos, porque daqui (de Ribeirãozinho) até Alto Araguaia a gente chega a levar 6 a 8 horas de viagem e daqui a Barra do Garças, de 3 a 4 horas e hoje graças a Deus, e graças ao nosso Governo que teve compaixão de nós, concluiu essa obra e estamos muito satisfeitos com isso e o nosso sonho foi realizado”, lembrou.

As obras na MT-100 começaram depois que, em 2019, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), revisou 113,8 km de projetos para implantação e restauração da rodovia. As obras para o término da MT-100 foram licitadas, com um desconto de 22,87% em relação ao orçamento previsto durante gestão anterior.

Assista abaixo a reportagem do jornalista Israel Prates sobre a obra na MT-100

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Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

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Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

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A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

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