Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Justiça quebra sigilos e manda prender empresário suspeito

Publicados

MATO GROSSO

A Justiça de Mato Grosso decretou a quebra do sigilo telefônico dos investigados na morte do assessor parlamentar Sérgio Barbieri, de 73 anos, e determinou a prisão preventiva de um empresário suspeito pelo crime.

A decisão foi tomada pela juíza Kátia Rodrigues Oliveira, da Vara Única da Comarca de Poconé, que também manteve a prisão de um dos acusados.

O corpo de Barbieri foi encontrado na madrugada de domingo (28), escondido em um matagal da Rodovia Transpantaneira. A vítima tinha pelo menos seis perfurações no tórax e cabeça.

O empresário Ezequiel Padilha de Souza Ferreira e Weverton Cesar de Brito foram apontados como autores do crime por adolescentes que estavam circulando na cidade com o carro da vítima.

Weverton, que foi preso em flagrante logo após a apreensão dos cinco adolescentes, teve a prisão convertida em preventiva.

Em relação a Padilha, a magistrada escreveu que a “materialidade e autoria restaram demonstradas nos autos através de relatórios minuciados das investigações, Boletim de Ocorrência, Termo de depoimento, relatório policiais”.

“Verifica-se que, no caso em análise, o indiciado supostamente foi o autor direto do crime de latrocínio, tendo desferido os tiros contra a vitima mesmo após, ter a vitima já em seu domínio. Conforme ainda declarações o representante supostamente é quem arquitetou toda a ação criminosa”.

Leia Também:  TCE revela 2,7 mil obras paradas em MT; prejuízo é de R$ 6,8 bi

Quebra de sigilo 

Segundo as investigações, o assessor pode ter sido atraído por uma emboscada por um dos adolescentes apreendidos com quem ele mantinha uma “relação amorosa”.

“Verifico que estão presentes os pressupostos que autorizam a quebra de sigilo, pois as infrações objeto da investigação são graves e punidas com a pena de reclusão e reprovabilidade, eis que se trata de supostos cometimento de latrocínio, associação criminosa, ocultação de cadáver e corrupção de menores”, diz trecho de documento.

O caso 

No boletim de ocorrência, os menores disseram que tanto o empresário quanto Weverton foram os executores da vítima. Um estaria armado com uma pistola e o outro com um revólver. O corpo de Barbieri foi encontrado em uma moita próxima ao monumento de São Francisco.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

MT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae

Publicados

em

Cinco empreendimentos reconhecidos pela pegada inovadora alinhada à bioeconomia em Mato Grosso foram selecionados para a fase de capacitação do programa Inova Amazônia Global Edition. O resultado preliminar do Edital nº 01/2025, fruto de uma cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reflete o esforço para internacionalização de soluções sustentáveis oriundas da Amazônia Legal.

O foco central do projeto é a bioeconomia, setor que utiliza recursos biológicos renováveis para gerar produtos e serviços. O gestor do Programa Inova Biomas, Rafael Mendes, reforça a importância desse movimento para a região. “A bioeconomia é o motor que permite manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, gerar riqueza e desenvolvimento social. O Inova Amazônia Global Edition atua como ponte para que essas inovações locais ganhem o mundo com competitividade e sustentabilidade”.

No estado, as empresas que avançam no processo são: Brasteca Agroflorestal Ltda, Conecta Saber, Natureza Raiz (cosméticos naturais e veganos), Origem Compostagem e Tugani.

Para a proprietária da Origem Compostagem, Yasmin Fonseca, a aprovação acelera a estratégia de expansão do empreendimento, que já possuía um plano de internacionalização há quase dois anos. “Acredito que, com a capacitação, vamos fortalecer nossa governança, aprimorar a estratégia comercial e acessar o mercado internacional por meio de ajustes de documentação. Nosso foco será gerar impacto positivo e mensurável, além de ampliar nossa área de atuação”, destaca a empresária.

Leia Também:  Polícia Civil prende tio que abusou sexualmente de duas adolescentes em Nova Bandeirantes

Yasmin explica que a empresa equilibra inovação e preservação ao aplicar processos biológicos controlados, que transformam resíduos orgânicos urbanos rastreáveis em insumos agrícolas de alta qualidade, com métricas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Segundo ela, o material produzido apresenta potencial para recuperar biomas sem descaracterizá-los. Essa abordagem assegura que o negócio reúna valor econômico, impacto ambiental positivo e a credibilidade necessária para iniciar no competitivo mercado externo.

A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação ao oferecer suporte técnico e estratégico para que esse perfil de negócio alcance novos mercados globais. De acordo com o cronograma retificado, a capacitação ocorrerá entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2026. Durante o período, os empreendedores terão acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócio, garantindo que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma ética, rentável e tecnologicamente avançada.

Além do destaque mato-grossense, o edital contemplou dezenas de empresas dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, o que evidencia a força da biodiversidade regional. Com a divulgação do resultado preliminar, abre-se agora o prazo para interposição de recursos. O resultado final está programado para a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, quando será consolidado o grupo de empresas que levará o DNA da inovação brasileira ao cenário internacional.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA