MUNDO
Índia inicia 5ª fase de eleição que começou em 19 de abril
MUNDO
A Índia começou a votar na quinta fase de suas gigantescas eleições gerais, nesta segunda-feira (20), com assentos na capital financeira Mumbai e nos bastiões da família Gandhi, da oposição, sendo definidos nas últimas etapas da votação de sete fases.
A maior eleição do mundo começou em 19 de abril e será concluída em 1º de junho, com a contagem dos votos prevista para 4 de junho.
A fase desta segunda-feira tem o menor número de assentos sendo disputados, com 89,5 milhões de eleitores prontos para escolher representantes para 49 assentos.
Vários candidatos de alto nível estão na disputa, incluindo o ministro da Defesa, Rajnath Singh, de Lucknow, e o ministro do Comércio, Piyush Goyal, de Mumbai, cidades que sofreram com o baixo comparecimento dos eleitores no passado.
No domingo (19), a Comissão Eleitoral conclamou especificamente os residentes dessas cidades a “eliminarem o estigma” da apatia urbana.
“No centro de nossa visão para Mumbai está uma melhor infraestrutura e mais facilidade de vida”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi durante campanha na cidade na semana passada, poucos dias depois que pelo menos 14 pessoas morreram quando um enorme outdoor caiu durante uma tempestade.
Dois distritos da dinastia Nehru-Gandhi, do partido do Congresso, em Uttar Pradesh, politicamente crucial, também estão indo às urnas, com o herdeiro Rahul Gandhi disputando a cadeira de Raebareli, além de Wayanad, no sul, que já votou. A Índia permite que os candidatos disputem vários distritos eleitorais, mas representem apenas um.
Sonia Gandhi, chefe do partido do Congresso e ex-parlamentar de Raebareli, fez um apelo emocionado aos eleitores, pedindo que votassem em seu filho em uma região que o Partido Bhartiya Janata (BJP) dominou nos últimos 10 anos.
Smriti Irani, ministra da Mulher e do Desenvolvimento Infantil, está concorrendo em Amethi. Em 2019, ela derrotou Rahul Gandhi em uma cadeira que a família dele manteve continuamente nas últimas quatro décadas.
Modi, que deverá retornar ao cargo de primeiro-ministro por um terceiro mandato consecutivo, foi acusado por seus oponentes de ter como alvo os muçulmanos minoritários para agradar aos eleitores linha-dura.
Modi acusou repetidamente o partido do Congresso de planejar estender os benefícios de bem-estar aos muçulmanos às custas de grupos tribais e castas hindus desfavorecidos, uma alegação que o Congresso negou.
Fonte: EBC Internacional
MUNDO
Pior Incêndio de Los Angeles: Aviões, Bombeiros e Caminhões no Combate ao Fogo
Los Angeles enfrenta o incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu bairros inteiros e obrigou milhares de moradores a abandonar suas casas. Uma força-tarefa composta por aviões-tanque, caminhões e bombeiros foi mobilizada para combater o fogo e dar apoio às vítimas.
O incêndio teve início na terça-feira (7), em Pacific Palisades, e se espalhou rapidamente, atingindo quase 1.200 hectares. A região, conhecida por abrigar mansões de bilionários e celebridades, foi gravemente afetada.
Até quinta-feira, as chamas continuaram a se alastrar incontroláveis, com vários focos atingindo áreas turísticas e Hollywood. Pelo menos 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, enquanto 400 mil residências ficaram sem energia elétrica. O saldo até o momento é de pelo menos cinco mortos.
A operação de combate ao incêndio conta com aviões, helicópteros e caminhões de bombeiros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar a operação. Além disso, o governo federal enviará cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.
Crise no abastecimento de água
As autoridades locais pediram à população que economizasse água depois que alguns hidrantes secaram. Bombeiros enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento na região de Pacific Palisades, o que foi destacado pela chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles, Janisse Quiñones. Ela explicou que a cidade dispõe de três grandes tanques de água, cada um com capacidade para um milhão de galões (aproximadamente 3,78 milhões de litros), mas a situação de abastecimento segue crítica. Imagens mostraram aviões bombeiros retirando água do mar para combater as chamas. Além disso, algumas áreas estão sendo orientadas a ferver a água potável devido à contaminação.
Ajuda aos desalojados
A Casa Branca está monitorando a situação e enviou recursos para auxiliar os desalojados. Voluntários têm se mobilizado para distribuir alimentos, roupas e cobertores em abrigos temporários, como o Centro de Convenções de Pasadena, onde centenas de pessoas receberam apoio da Cruz Vermelha.
Assistência financeira e remoção de veículos
O governador Gavin Newsom informou que o apoio federal também incluirá o envio de recursos financeiros para os governos locais, a fim de cobrir os custos de resposta ao incêndio. Imagens de TV mostraram tratores removendo carros abandonados das estradas para permitir a passagem dos veículos de emergência.