Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp capacita servidores de Cuiabá e interior para operar ferramentas do Vigia Mais MT

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) concluiu a capacitação de 64 servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil para uso das ferramentas do programa de videomonitoramento Vigia Mais MT. O treinamento foi realizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) em parceria com a empresa Multiway, no auditório Villa Grecco, no bairro Goiabeiras.

A capacitação, com duração de 32 horas-aula, ocorreu entre os dias 22 e 25 de maio e envolveu servidores lotados em delegacias e batalhões de Cuiabá, Várzea Grande e 17 municípios do interior do Estado onde o programa já está em andamento. Também participaram servidores da Inteligência, do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Os agentes das forças de segurança aprenderam a utilizar o Vigia Mais MT em suas três vertentes (WEB, Desktop, Mobile), visando extrair o máximo de utilidade da tecnologia que ajuda na resolução de ocorrências, seja em tempo real ou em imagens gravadas em nuvens.

No curso, foram abordados também os principais conceitos e ferramentas que auxiliam na identificação de veículos suspeitos via câmeras OCR (que permitem a leitura de placas), como pesquisa de passagem e todos seus filtros, gestão de ocorrências e módulo de recepção e gestão de alarmes.

Leia Também:  Empresas de Sinop fecham as portas em apoio a manifestantes

As ferramentas de inteligência e funcionalidades analíticas refinam os resultados baseados nos bancos de dados recebidos através dos pontos de coleta, bem como informações inseridas pelos operadores do Sistema Sentry.

O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, salienta a necessidade de aperfeiçoar o trabalho das forças de segurança em benefício da população.

“Ao adotar os procedimentos técnicos, o policial treinado será capaz de extrair o máximo de informações das ferramentas, subsidiando investigações da Polícia Civil e ações da Polícia Militar. Isso resultará na melhoria do tempo de resposta das ações policiais, na preservação das provas, na materialidade dos dados e vídeos, e na resolução das ocorrências”.

Videomonitoramento

O programa Vigia Mais MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário da Segurança Pública, coronel PM César Roveri, em março de 2023. Com investimento aproximado de R$ 30 milhões, serão distribuídos 15 mil equipamentos, entre câmeras fixas e dos modelos speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos). Somente em Cuiabá foram investidos R$ 5,6 milhões e disponibilizados 3.932 dispositivos.

Leia Também:  Idoso tem queimaduras de 2º grau em pelo menos 18% do corpo ao tentar apagar fogo em botijão de gás

Antes mesmo do lançamento, o programa já havia sido apresentado a prefeitos e instituições, que manifestaram interesse imediato de adesão. Os equipamentos foram entregues após a formalização de um termo de cooperação. A instalação das câmeras é de responsabilidade do parceiro. Após a instalação, o Ciosp passa a ter acesso a todas imagens captadas.

Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais. Já os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais, e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.

Podem se habilitar ao programa Vigia Mais MT entes públicos, privados, pessoas físicas, jurídicas, órgãos, entidades, conselhos, associações comerciais da administração pública federal, estadual e municipal, além de consórcios públicos intermunicipais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Tráfego na MT-251 no Portão do Inferno é interrompido por causa das chuvas nesta sexta-feira (22)

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA