Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT aborda mudanças da nova Lei de Licitações em Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde

Publicados

MATO GROSSO

Participantes do Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde passam por um curso intensivo sobre Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, no decorrer dos dois primeiros dias de evento. Sob coordenação do secretário de Gabinete de Inovação e Transformação Digital do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Nilson Gomes Bezerra, a capacitação tem como objetivo debater as mudanças da nova Lei de Licitações, a fim de gerar resultados positivos na gestão dos recursos dos municípios. O Seminário teve início nesta segunda-feira (15) e segue até sexta-feira (19).

O evento foi proposto em reunião convocada pelo conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, com participação do presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal, conselheiro Guilherme Maluf, quando foi traçado um diagnóstico de 13 consórcios de Saúde que atuam no estado. “Na ocasião, os gestores apresentaram várias demandas para otimizar o serviço e uma delas era referente à capacitação sobre a nova Lei de Licitações”, explicou o secretário.

No que se refere às mudanças trazidas pela nova lei, Nilson Bezerra destacou a possibilidade de pagar por serviços contratados de acordo com a qualidade da entrega. “Hoje, a maioria dos contratados não tem essa regra do desempenho. São contratados e, se o serviço é bem prestado ou mal prestado, o valor que recebem é o mesmo. Já com a nova lei, há possibilidade de uma remuneração de acordo com o desempenho do fornecedor, ou seja, os gestores e servidores também podem aproveitar esse curso para poder abrir a mente e, quem sabe, mudar os modelos de contratação vigentes, para um modelo mais eficiente, que traga mais resultado para a Saúde pública.”

Leia Também:  Bolsonaro ganha prêmio da Mega-Sena em bolão com funcionários do PL

Responsável pela aquisição de medicamentos e insumos, realização de exames, cirurgias e consultas especializadas, a diretora executiva do Consórcio Vale do Teles Pires, Solimara Moura, diz que o curso é de fundamental importância quando se trata da boa gestão dos recursos. “A gente está vendo como o consórcio vem agregar aos municípios, estamos falando em fazer uma regionalização da Saúde e, com isso, conseguir trazer mais profissionais e reduzir custos, conseguindo mais investimento para os municípios.”

Já o gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde de Rondonópolis, Leonardo Campos, busca absorver o conteúdo para repassar aos demais servidores da pasta que não tiveram a oportunidade de vir à Cuiabá. “A realização desses eventos é uma oportunidade muito boa para as equipes técnicas dos municípios. Como eu tenho uma função relacionada à fiscalização e gestão de contratos e de diálogo com fornecedores de serviço, vim passar por essa experiência de capacitação, para conseguir levar o conhecimento para o município.”

A secretária municipal de Saúde de União do Sul, Leoziellen de Araújo Barros, relata as dificuldades com a alteração da legislação. “A gente se perde nessa questão, não sabe qual o procedimento correto a ser adotado para evitar futuros apontamentos ou sanções dos órgãos fiscalizadores. Então, o curso é muito produtivo. O TCE está de parabéns.”

Leia Também:  Canarana recebeu R$ 45,5 milhões em ações e obras do Governo de MT

Da mesma forma, o secretário municipal de Saúde de Nova Lacerda, Gilmar Cabral de Oliveira, elogiou a iniciativa do Tribunal, destacando que, muito além de um órgão fiscalizador, o Tribunal vem se destacando no papel de orientador. “O TCE está preocupado com a cobertura vacinal, se os medicamentos têm chegado aos usuários, se as consultas estão sendo realizadas e isso é um papel primordial na gestão dos recursos públicos. O Tribunal está agregando muito em nosso conhecimento.”

Realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), o Seminário também conta com apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e é realizado no auditório da Escola Superior de Contas.

Vale destacar que a participação garante certificado de 40 horas. Para conferir a programação completa, clique aqui, e para se inscrever, clique aqui.

*Aviso de privacidade: Conforme o disposto no artigo 6º, VI, da LGPD, o TCE-MT informa que prestará apenas apoio institucional ao evento, não sendo o responsável pelo controle ou operação de dados.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

Publicados

em

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.

A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.

“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.

Leia Também:  Militar é nomeada como secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Corporativa na Setasc

Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA