Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Prefeitura de Cuiabá realiza Dia D do Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção ao câncer de mama

Publicados

MATO GROSSO

Como forma de sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no sábado (19) o Dia D da campanha Outubro Rosa em diversas unidades de saúde das regionais da capital, com exceção de algumas unidades.

Para marcar o Dia Mundial do Câncer de Mama, as unidades foram decoradas com enfeites na cor rosa, reforçando a importância da prevenção. A programação incluiu serviços voltados ao público feminino, como encaminhamentos para exames de mamografia e preventivos de coleta do colo de útero (CCO), com atendimentos realizados até as 16h.

Dona Maria Madalena de Oliveira, 80 anos, foi uma das primeiras a chegar à Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Tijucal. Viúva, com cinco filhos, netos e bisnetos, ela aproveitou a oportunidade para garantir seus encaminhamentos. “A prevenção é a melhor coisa que todas nós devemos fazer, porque, infelizmente, o câncer de todos os tipos está cada vez mais presente”, afirmou.

Além dos encaminhamentos, as unidades ofereceram palestras sobre prevenção, abordando fatores de risco e cuidados essenciais, rodas de conversa, bem como cuidados com a beleza.

Leia Também:  Empresa de ônibus terá que pagar R$ 216 mil a vítima de acidente

A USF do Jardim Imperial III também recebeu grande movimentação já nas primeiras horas da manhã. As
amigas Rose dos Santos, 55 anos, e Lourdes Marques, 59, contaram que se organizaram para aproveitar o Dia D e obter os pedidos médicos. “A gente trabalha a semana inteira e, com esse dia fica mais fácil. Estamos muito satisfeitas com os serviços”, disse Rose.

A responsável técnica pela Saúde da Mulher, Nayara Siqueira, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Estamos felizes em promover mais um Dia D do Outubro Rosa. Esta campanha é essencial para a saúde das mulheres de Cuiabá. Escolhemos este sábado, 19 de outubro, Dia Mundial do Câncer de Mama, para mobilizar diversas unidades com uma programação especial focada na conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Queremos que as mulheres realizem exames preventivos, participem de palestras e atualizem suas vacinas. Nosso objetivo é garantir acesso ao cuidado integral e ao diagnóstico precoce, promovendo o bem-estar de todas”, enfatizou Nayara.

Leia Também:  Procon estadual fiscaliza venda de pomadas modeladoras para cabelos

Além do Dia D, outras ações estão programadas para o restante do mês de outubro:

• USF Residencial Coxipó III: 26/10, das 7h30 às 15h30, com consultas médicas, coleta de CCO, rodas de conversa, sorteios de brindes, vacinação e café da manhã.
• USF Rio dos Peixes (Extensão Barreiro Branco): 26/10, das 7h às 16h, com palestras sobre saúde da mulher, atividades lúdicas, orientações, coffee break e coleta de CCO agendada.
• USF Pedra 90 V e VI: 26/10, das 8h às 16h, com coleta de CCO, solicitações de mamografia, vacinação, palestras educativas, avaliação bucal e entrega de kits de saúde bucal.
• USF Sucuri: 26/10, das 8h às 16h, com palestra, coleta de CCO, vacinação e consultas médicas.
• USF Coxipó do Ouro: Durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, haverá mutirão com agenda aberta, incluindo testes rápidos de ISTs.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  Empresa de ônibus terá que pagar R$ 216 mil a vítima de acidente

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA