Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Lúdio acusa Abilio de tentar acabar com Bolsa Família; liberal reage e diz que petista mente

Publicados

MATO GROSSO

O último bloco do debate entre os candidatos a prefeito de Cuiabá no segundo turno, na TV Centro América nesta sexta-feira (25), continuou com provocação entre os postulantes. Lúdio Cabral (PT) acusou seu adversário Abilio Brunini (PL) de tentar no Congresso Nacional derrubar o programa social Bolsa Família.
Pesquisem, ele quer penalizar as famílias que recebem Bolsa Família em Cuiabá. Se ele não estivesse fugindo do debate, ele teria tempo aqui para responder essa questão para você. Por que ele quer acabar com Bolsa Família? Nós vamos gerar emprego digno e de qualidade para a nossa população”, destacou.

Abílio reagiu alegando que seu adversário está desesperado e negou ser contra o programa social.

“Ele falou que eu sou contra o Bolsa Família. Mentira. Isso é desespero. Ele está perdendo o debate, ele está perdendo informações e ele não sabe mais como ocupar o tempo dele. Percebem a atenção. Ele fica enchendo a linguiça, ele não tem proposta. Ele, que agora veio preparado pra brigar comigo e eu não tô caindo na dele, quatro minutos são uma eternidade pro picolé de chuchu, pro Lúdio Cabral, com todo o respeito”, provocou.

Leia Também:  Procon-MT divulga calendário de julgamento dos processos que tramitam em 2ª instância

Logo após, o liberal chamou de fantasiosa a proposta do petista de plantar um milhão de árvores durante quatro anos.

“O Lúdio Cabral apresentou uma proposta fantasiosa de colocar um milhão de árvores em Cuiabá. Sabe quantas árvores teriam que ser plantadas por dia para conseguir plantar um milhão de árvores? Sabe? Faz a conta e responde a mim”, pediu.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Após sentir dores no corpo, deputado de MT testa positivo para Covid

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA