MATO GROSSO
“Governo assumiu anseios do povo mato-grossense, independente de serem competência federal, estadual ou municipal”, afirma vice-governador
MATO GROSSO
Otaviano Pivetta aconselhou prefeitos eleitos e reeleitos a buscar eficiência na aplicação dos recursos e replicar bons exemplos.
“Vocês já devem ter entendido que o jeito aqui desse Governo é: quando o problema é de Mato Grosso, o problema é nosso. Nós assumimos todas as necessidades de interesse da sociedade mato-grossense, independente de serem competência federal, estadual ou municipal”, afirmou o vice-governador Otaviano Pivetta, citando como exemplo as obras de infraestrutura, como as BRs-163 e 174, que têm sido prioridade para o Governo do Estado.
A fala ocorreu durante uma reunião de alinhamento e integração entre prefeitos eleitos e reeleitos, realizada nesta quarta-feira (27.11), no Palácio Paiaguás.
O vice-governador também deu um conselho aos cerca de 100 gestores municipais presentes no evento, incentivando-os a seguir o exemplo do Governo de Mato Grosso, buscando eficiência na aplicação dos recursos e replicando os bons exemplos de gestão.
“Na maioria dos casos, o município é a maior empresa que tem naquele local. Então, não custa nada o prefeito pegar a sua equipe e conhecer bons exemplos para copiar. Com um pouco de esforço, vocês conseguem fazer mais com menos”, afirmou Otaviano Pivetta.
Ele lembrou ainda que, com esse modelo de governança, a atual gestão é uma das que mais investe no Brasil. “Até o final deste ano, vamos entregar mais de 4.000 quilômetros de asfalto novo, com a meta de chegar a 6.000 km até o final de 2026. Desde 2019, temos trabalhado intensamente para recuperar o nosso Estado, que enfrentava um cenário muito difícil de dívidas. Graças a um esforço coletivo, conseguimos colocar a gestão fiscal em dia e avançar em diversas áreas prioritárias, como infraestrutura, saúde e educação”, lembrou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o senador Mauro Carvalho, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, os deputados estaduais Beto Dois a Um, Dilmar Dal Bosco, Paulo Araújo, Nininho, Hugo Garcia e Diego Guimarães, além de secretários de Estado como Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Rogério Gallo (Fazenda), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Alan Porto (Educação), César Roveri (Segurança), Jordan Espíndola (Gabinete de Governo) e o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes.


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo