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Cerca de 90 mil turistas devem passar pelo Píer Mauá em fevereiro

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Nove embarcações chegarão ao Píer Mauá na primeira quinzena de fevereiro, totalizando mais de 50 mil turistas nos dias que antecedem o carnaval. No mês de fevereiro como um todo, serão 22 navios, com movimentação média em torno de 90 mil turistas, estimou hoje (30), em entrevista à Agência Brasil, o coordenador de Operações do Píer Mauá, Marcello Chagas.

Na temporada iniciada no dia 28 de outubro de 2022, com término previsto em 17 de abril deste ano, a expectativa é receber no Píer Mauá 35 navios, sendo 24 internacionais e 11 nacionais, que farão 103 escalas no Rio de Janeiro, alcançando um total de 450 mil passageiros, cujo objetivo é conhecer a capital fluminense.

Marcello Chagas informou que, de modo geral, os turistas que vêm ao Rio durante a temporada de cruzeiros visam conhecer as praias cariocas, com destaque para Copacabana e Ipanema, e os pontos turísticos clássicos. Já os passageiros oriundos dos Estados Unidos e da Europa priorizam as atrações turísticas, como Corcovado e Pão de Açúcar. No mês de fevereiro, contudo, o carnaval é um dos fortes atrativos para os passageiros dos navios que, além de participar dos blocos de rua, pretendem assistir também aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

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Chegadas

No próximo dia 1º de fevereiro, chega o navio Costa Fortuna, vindo de Buenos Aires, e retorna ao terminal no dia 9. No dia 3, é a vez do MSC Musica atracar no Píer Mauá. Ele volta ao Rio de Janeiro no dia 12. No sábado (4), chega o Costa Firenze, que retorna dia 11. Nessa data, haverá duas embarcações simultâneas, pois o Costa Firenze se juntará ao MSC Seaview, que também estará no Píer nos dias 5 e 15 de fevereiro.

O Terminal Internacional de Cruzeiros funciona nos Armazéns 4 e 5, sendo o embarque realizado no Armazém 4 e a movimentação de bagagens no 5. Quem chega ao terminal ou sai conta com estação de VLT em frente (Parada dos Navios) e estacionamento da própria concessionária, localizado também próximo ao terminal, com acesso de pedestre no Boulevard Olímpico.

Covid-19

Para garantir a comodidade e segurança dos passageiros, o Píer Mauá disponibilizou uma operação de testagens para covid-19 exclusiva em suas instalações. Os testes podem ser adquiridos antecipadamente por meio das agências de viagens.

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Essas medidas foram estabelecidas pelas companhias marítimas associadas à Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA), com base no atual protocolo de saúde e segurança para a temporada 2022/2023 na América do Sul. O protocolo foi definido e aprovado pelas autoridades sanitárias e de saúde nacionais.

A programação completa está no site https://www.piermaua.rio/programacao/

Edição: Juliana Andrade

Fonte: EBC Geral

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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

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A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

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“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

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Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

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