Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Festival de Natal tem mais de 100 atividades na capital paulista

Publicados

BRASIL

Com o tema Encanto no Coração Paulistano, o Festival de Natal da Prefeitura de São Paulo tem mais de 100 atividades em todas as regiões da cidade, incluindo pontos turísticos. O evento tem celebrações plurais e descentralizadas, que vão até o dia 21 de dezembro com atrações gratuitas para todas as idades. Todas as atrações podem ser conferidas no site do evento. 

A abertura oficial do festival ocorreu nesta segunda-feira (12) com a ativação da árvore de Natal digital no prédio da prefeitura. O local receberá também um balé aéreo, duas vezes por dia, sempre às 19h30 e às 21h. A iluminação dos prédios históricos do centro terá projeções mapeadas no Largo São Bento, três vezes ao dia, das 19h30 às 21h.

Destaques da programação 

Entre os destaques, está a Parada Mágica de Natal, um espetáculo a céu aberto que chega a oito pontos periféricos da cidade: Campo Limpo, Perus, Butantã, Capela do Socorro, Itaquera, Casa Verde, Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista. Cada parada é composta por cinco carros alegóricos, duas bandas e intérpretes de escolas de samba. Na sequência dos desfiles, a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis se apresenta junto com um MC de funk diferente a cada show. Participam da ação MC Bin Laden, MC Mari, MC Neguinho do Kaxeta e Os Hawaianos.

Parada no Mercadão

O Mercadão, localizado na região central, terá uma extensa programação entre os dias 18 e 21 de dezembro, às 11h, 13h e 15h. A Parada de Natal traz no repertório as canções Noite Feliz Jazz Funk, Bate o Sino com Baile de Favela, Anoiteceu no Frevo, entre outras criações. Outra intervenção programada é a banda Jazz Brothers, mais conhecida como a Banda do Papai Noel, que vem um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais.

Tradições Nordestinas

No Centro das Tradições Nordestinas será realizado o Luz de Natal, com programação para a família, com música e parada natalina e destaque para o acendimento de luzes em todo o espaço. Além dos artistas, bandas e trios de pé de serra se apresentam aos sábados e domingos. O cantor Gabriel Sater se apresenta no dia 18 de dezembro, às 20h, com repertório tradicional e canções como Amor de índio.

Freguesia do Ó

Com o tema Natal Encantado da Freguesia do Ó, a 2ª edição da Vila de Natal e Parada Natalina promete emocionar moradores da região e turistas. O evento contará com cinco alegorias e dez alas, que totalizam 120 componentes, entre bailarinos, artistas e ginastas circenses, além de  figurinos e projeções personalizadas durante o espetáculo que mistura Natal e carnaval. Já a Vila de Natal contará com a casa do Papai Noel e mais oito casinhas temáticas personalizadas, que serão cedidas para 16 artesãos credenciados pelo Programa Mãos e Mentes Paulistanas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que poderão expor e vender seus produtos.

Leia Também:  Bolsonaro poderá depor hoje na Polícia Federal, em Brasília

Ônibus Iluminado

A população paulistana vai ganhar um presente de Natal nos fins de semana de dezembro: a volta dos passeios dos ônibus iluminados. Após dois anos de pausa, em virtude da pandemia de covid-19, a SPTrans volta a organizar viagens de três pontos da cidade rumo ao Parque do Ibirapuera, onde estará instalada uma árvore de Natal, dentre outras atrações disponíveis. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, que disponibilizou monitores para guiar os passeios no interior dos coletivos, e fornecerá a infraestrutura para o evento.

Os tradicionais ônibus iluminados e decorados com temas natalinos começaram a circular pelas ruas da cidade no fim de novembro. Os passeios gratuitos, com destino à árvore de Natal do Ibirapuera, começaram no último dia 11. No próximo sábado (17) ocorre das 18h às 20h. As partidas ocorrem da Praça Charles Miller (Pacaembu), na Zona Oeste; da Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde), na Zona Leste, e do Shopping Interlagos, na Zona Sul.

Banda do Papai Noel

A banda Jazz Brothers, mais conhecida como a Banda do Papai Noel, fará diversos shows. Para entrar no clima, os músicos se caracterizam como “bom velhinho” e apresentam um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais como Jingle Bells, Noite Feliz, O Velhinho, Anoiteceu, Jingle Bells Rocks, Então é Natal, White Christmas, When the Saints, Quero Ver Você Não Chorar, entre outras canções.

Leia Também:  Projeto Floresta+Amazônia recebe inscrições de projetos sustentáveis

Festival Gastronômico

O Festival Gastronômico conta com 48 estabelecimentos da região central que prepararam menus e promoções exclusivas para participar do Festival de Natal no Triângulo SP.

Árvore da Paulista

A árvore da Avenida Paulista poderá ser vista até 26 de dezembro e fica na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, 2452, esquina com a Consolação. Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Paulista Viva irá presentear a cidade de São Paulo com uma árvore de Natal de 10 metros de altura na avenida. O projeto busca resgatar a tradição do Natal em família e amigos e será a primeira com um espaço para interação do público para fotos “instagramáveis” (para publicar na rede social Instagram).

Árvore da Coca Cola

A árvore fica disponível até 21 de dezembro no Parque Villa-Lobos, que fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 –  Alto de Pinheiros. A estrutura de 52 metros de altura por 22,2 metros de diâmetro tem uma estrela brilhante no topo e decoração que remete às raízes natalinas. 

A novidade deste ano é a Casa do Papai Noel totalmente instagramável, instalada na raiz da árvore de Natal. Com móveis de madeira e decorações típicas em vermelho, o espaço conta com quarto de presentes, cozinha com ceia natalina e a tradicional poltrona do bom velhinho. Aberta à visitação de terça a domingo, das 15h às 21h.

Candy e a Família Urso

O Shopping Light promove um Natal com foco na diversidade. A decoração deste ano terá como tema Candy e a Família Urso, com itens para tocar no coração das crianças. A ideia é fazer uma grande festa da diversidade e da inclusão, com personagens da Família Urso (brancos, negros e pardos), para que todas as pessoas se identifiquem com os personagens.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Anvisa proíbe comercialização de lotes da fórmula infantil Nutramigen

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Bolsonaro poderá depor hoje na Polícia Federal, em Brasília

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA