BRASIL
Fortaleza x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações
BRASIL
Fortaleza e Botafogo entram em campo nesta quinta-feira (23) em jogo atrasado da 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rola na Arena Castelão às 19h. O ge acompanha em tempo real. Basta clicar aqui para acompanhar.
O Fortaleza não vive um bom momento na temporada. São oito jogos sem vencer (sete deles na Série A). Com 42 pontos na tabela de classificação, o Leão tem caído posições e já é o 12°. Se antes a briga era por Libertadores, agora o foco passa ser garantir uma vaga na Sul-Americana – sem esquecer de olhar para a parte inferior da tabela, pois a diferença para o Z-4 é de apenas cinco pontos.
Quem está fora: Hércules, Zanocello e Amorim estão no DM. Não há suspensos.
Pendurados: Calebe, Lucero, Marinho, Romero e Galhardo.
Provável escalação: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre, Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero.

TITI

MARINHO

JOÃO RICARDO

TINGA

JOSÉ WELISON

BRUNO PACHECO

GUILHERME

POCHETTINO

BRÍTEZ

LUCERO

CAIO ALEXANDRE
Botafogo – técnico: Tiago Nunes
Tiago Nunes não fará nenhum grande mudança no time. Nos oito treinos desde que chegou, teve foco em retomar a confiança dos jogadores e aumentar a intensidade em campo. O treinador disse que conta com Tiquinho Soares, que teve uma torção no tornozelo esquerdo no último jogo.
Quem está fora: Patrick de Paula e Rafael (em recuperação de lesão). Não há suspensos.
Pendurados: Adryelson, Danilo Barbosa, Di Plácido, Eduardo, Hugo, Janderson, Marçal, Segovinha, Philippe Sampaio e Rafael.
Provável time: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê; Júnior Santos, Eduardo, Victor Sá; Tiquinho Soares (Diego Costa).

EDUARDO

VÍCTOR CUESTA

TIQUINHO SOARES

TCHÊ TCHÊ

LUCAS PERRI

ADRYELSON

MARLON FREITAS

MARÇAL

DI PLACIDO

JÚNIOR SANTOS

VICTOR SÁ
Arbitragem
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa) (SC)
- Assistente 1: Kléber Lúcio Gil (SC)
- Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
- Quarto árbitro: Luiz Cesar de Oliveira Magalhães (CE)
- Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa) (PR)


BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador