Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é Dia: Páscoa, Tiradentes e aniversário de Brasília são destaques

Publicados

BRASIL


O Hoje é Dia, da semana entre os dias 17 a 23 de abril, traz uma agenda movimentada. Neste domingo (17), a semana já começa com uma das maiores celebrações do calendário cristão, a Páscoa. Os próximos dias também terão um feriado nacional: na quinta-feira, dia 21 de abril, é o Dia da Inconfidência Mineira. A data homenageia José Joaquim da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

Veículos da Empresa Brasil de Comunicação já destacaram, algumas vezes, a data. Em 2018, o programa Na Trilha da História, das Rádios EBC, contou detalhes sobre a Inconfidência Mineira. No ano passado, o Repórter Brasil falou sobre a data.

Também no dia 21, a capital federal e sua principal universidade pública fazem aniversário. A Universidade de Brasília (UnB) completa 60 anos e Brasília completa 62 anos. A cidade já foi homenageada algumas vezes em veículos da EBC. Em 2016, o Portal EBC destacou imagens que mostram que a cidade vai muito além da Esplanada dos Ministérios. Já em 2020, o Repórter Brasil relembrou o local onde Brasília foi construída.

Datas comemorativas

A semana também é repleta de datas comemorativas e marcantes na história do Brasil. O dia 19 de abril é marcado pelo “Dia do Índio” (saiba como a data surgiu aqui) e pelo “Dia do Exército Brasileiro”. No ano passado, o programa Recados (da Rádio Nacional Alto Solimões) falou sobre a data e explicou o seu significado.

O dia 20 de abril é marcado pelo chamado “Dia do Disco” (uma homenagem ao músico Ataufo Alves). Em 2018, o História Hoje, da Radioagência Nacional contou detalhes sobre a data:

Outras duas datas comemorativas da semana são, também, diretamente ligadas a figuras marcantes do país. O dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu nesta data em 1882. Em 2019, o Repórter Brasil falou sobre a data e sobre a biografia do escritor:

Leia Também:  Defensoria: maioria dos presos na Operação Escudo estava desarmada

Já o dia 23 é o Dia Nacional do Choro. A data foi criada em homenagem ao maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, que nasceu neste dia em 1897. Em 2017, o Caminhos da Reportagem fez uma homenagem a ele:

Nascimentos, mortes e datas históricas

Outras figuras marcantes também são lembradas na semana. No dia 19, o jogador Rivaldo (campeão mundial pela seleção brasileira em 2002) completa 50 anos. No mesmo dia, o nascimento do ex-presidente Getúlio Vargas completa 140 anos. Também completa 140 anos no dia 19 a morte de Charles Darwin. Um episódio de sua vida (quando ele veio ao Brasil) foi contado no História Hoje da Radioagência Nacional.

No dia 20, a Rádio MEC, emissora da Empresa Brasil de Comunicação, completa 99 anos no ar, no dia 22 o descobrimento do Brasil pelos portugueses completa 520 anos e no dia 23 a morte da militante Olga Benário Prestes completa 80 anos. A história dela foi contada pelo programa Espaço Público, da TV Brasil, em 2015.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:  

17 a 23 de Abril de 2022
17

Nascimento do economista mato-grossense Roberto Campos (105 anos)

Dia Internacional da Hemofilia

Páscoa (data móvel)

Dia Nacional da Botânica – a data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius

18

Nascimento do escritor paulista Monteiro Lobato (140 anos)

Nascimento da bailarina e coreógrafa fluminense Márcia Haydée (85 anos)

Dia Nacional do Livro Infantil – a data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato

Lançamento de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec, marcando o nascimento do Espiritismo na França (165 anos)

Leia Também:  Com aplicativos, tecnologia tem ajudado a formar casais
19

Morte do naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin (140 anos)

Nascimento do pintor e escultor colombiano Fernando Botero (90 anos)

Nascimento do político gaúcho Getúlio Vargas (140 anos)

Nascimento do futebolista recifense Rivaldo Vítor Borba Ferreira, o Rivaldo (50 anos)

Morte de Benedito Carneiro Bastos Barreto, o Belmonte (75 anos) – foi um caricaturista, pintor, cartunista, cronista, escritor e ilustrador brasileiro

Dia do Índio

Dia do Exército Brasileiro

Condenação de Tiradentes e 10 reús da Inconfidência Mineira (230 anos)

20

Nascimento do fotógrafo baiano Mário Cravo Neto (75 anos)

Dia do Disco – a data surgiu em homenagem ao músico Ataulfo Alves, falecido em 20 de abril de 1969

Dia do Diplomata – marca a data de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira

21

Morte do poeta maranhense Sousândrade (120 anos)

Dia da Inconfidência Mineira – também conhecido como Dia de Tiradentes

22

Nascimento do ator estadunidense Jack Nicholson (85 anos)

Dia do Descobrimento do Brasil pelos Portugueses

Dia Internacional da Mãe Terra – comemoração que foi iniciada em 1970 como o “Dia da Terra” ou “Earth Day” nos Estados Unidos, quando o Senador Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional de estadunidenses contra a poluição do nosso planeta, tendo recebido a adesão de vários países após 1990 e sendo ratificada pela 80ª Assembleia Geral da ONU

23

Nascimento do maestro e compositor pernambucano Severino Araújo (105 anos)

Nascimento do maestro e compositor fluminense Pixinguinha (125 anos)

Morte da militante alemã Olga Benário Prestes (80 anos)

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – nesta data, no ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega

Dia Mundial dos Escoteiros

Dia Nacional do Choro

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Aposta do estado de São Paulo leva sozinha R$ 66 milhões da Mega-Sena

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Defensoria: maioria dos presos na Operação Escudo estava desarmada

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA