Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é dia traz o Dia Nacional da Radiofusão, saúde e direitos humanos

Publicados

BRASIL

Nunca antes na história da humanidade o acesso à informação foi tão fácil, veloz e múltiplo. Mas isso não significa que a nossa forma de nos informar seja maravilhoso. Do mesmo jeito, nunca antes foi tão necessário estar atento às fontes das informações que consumimos para evitar e enfraquecer a proliferação das fake news. E esta quinta semana de setembro é uma boa ocasião para se refletir sobre isso.

No dia 25 celebramos o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão. A data foi criada para relembrar o nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no país. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, chamada posteriormente de Rádio MEC após ser doada, em 1936, ao Ministério da Educação. Clicando aqui você poderá acessar um especial sobre a história do rádio. Elaborado pelos profissionais da Radioagência Nacional e publicado pela Agência Brasil as reportagens lembram a importância desse veículo, que continua sendo fundamental na comunicação brasileira. E a programação de todas as rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pode ser conferida no Portal das Rádios.

Já o 28 é reservado pala lembrarmos o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de promover o acesso à informação por meio de todas as plataformas, como uma maneira essencial de cumprir a Agenda de Desenvolvimento 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Unesco acredita que o acesso à informação é uma forma de reduzir o fosso das desigualdades sociais no planeta.

E fechamos a semana com uma pergunta: uma boa história contada ao pé do ouvido vale mais que muitas imagens? Não temos uma resposta definitiva para isso, mas o que se sabe é que o crescimento da audiência para podcasts no Brasil tem sido exponencial, de acordo com a Associação Brasileira de Podcasters. E em 2023 a EBC entrou neste mundo. E no Dia Internacional do Podcast, comemorado no dia 30, te convidamos a conhecer Histórias Raras, Copa Delas e Sala de Vacina, produções da Radioagência Nacional. É só clicar aqui!.

Saúde, Direitos Humanos e Cidadania

Abrimos a semana comemorando o Dia Nacional do Trânsito. O tema é pauta constante nos veículos da EBC, e recentemente foi a série de reportagens especiais Trânsito: bons exemplos em movimento levou para os expectadores da TV Brasil o que tem sido inovação para melhorar a mobilidade urbana e quais os desafios a serem superados no trânsito brasileiro. O Caminhos da Reportagem também abordou o tema este ano, no programa Soluções em Trânsito. Assista!

O 26 de setembro é reservado para o Dia Nacional dos Surdos e o Dia Internacional da Linguagem de Sinais. A comunidade surda é formada por mais de dez milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E mesmo com avanços e tecnologia, essa população ainda enfrenta muitas dificuldades para acessar serviços básicos do cotidiano. Uma das barreiras é a falta de comunicação. O episódio Brasil que usa libras, do Caminhos da Reportagem, mostra que, embora a Libras ( Língua Brasileira de Sinais), seja um idioma oficial no país, apenas dois milhões de pessoas a dominam.

No dia 27 é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. O tema ganhou repercussão recentemente quando o apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a um transplante de coração. Junto com as inúmeras informações relevantes que circularam sobre o tema, as fake news também tiveram seu espaço. Por isso, nessa data, vale destacar que o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) brasileiro, ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), é o maior do mundo. A Agência Brasil já explicou como funciona a lista de espera e os transplantes no país  e também deu destaque para os hospitais universitários que têm sido referência nesse trabalho.

Leia Também:  Virada Cultural de SP ocorrerá neste final de semana; veja atrações

Durante a pandemia de covid-19 a doação de órgãos caiu no país, mas de acordo com matéria veiculada pela Radioagência Nacional o número de doadores voltou a crescer nesse ano.. E vale sempre lembrar que não há custos para a família do doador, bem como não há nenhum tipo de pagamento pelo órgão. E que, caso a pessoa queira ser uma doadora, ela deve avisar à família, pois serão os familiares os responsáveis pela autorização da captação.

Uma das metas da Agenda do Desenvolvimento Sustentável é “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” até 2030. Mas esse objetivo parece distante de ser alcançado, e um dos motivos é a quantidade de comida jogada fora diariamente em todo o mundo enquanto a fome cresce. Por isso, celebrando o dia 29, Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, a Organização das Nações Unidas convida a todos a colaborarem com as estratégias para reduzir a perda de comida. Para contribuir com essa reflexão, a Agência Brasil publicou, em março, o especial Prato Vazio que traça um panorama do Brasil que ainda está no mapa da fome.

Também no dia 29, é o Dia Mundial do Coração. A data é um chamamento para a atenção às doenças cardiovasculares e às formas de preveni-las.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo, e um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157% (). O aumento dos infartos e as formas de prevenção também foram assunto do jornalismo da Rádio Nacional.

Religiosidade

O Yom Kipur, o dia do perdão eterno, é considerada a data mais sagrada para a comunidade judaica. Este dia de reflexão e reconciliação é celebrado sempre no décimo dia após o Rosh Hashaná – ano novo judaico. Então, entre o entardecer do dia 24 e o pôr do sol do dia 25 os judeus de todo o mundo serão convidados a um momento de profunda introspecção, oração, arrependimento e perdão.

Nos dias 26 e 27 de setembro são celebrados os irmãos Cosme e Damião. Para a igreja católica os dois são considerados santos por terem praticado a medicina gratuitamente na comunidade em que viviam. Os dois foram decapitados por volta do ano 300 por não negarem a fé cristã, e são considerados mártires pela igreja romana.

Já para os praticantes da umbanda e do candomblé, a referência aos dois é fruto da necessidade dos africanos escravizados terem que associar seus orixás a santos católicos para praticarem sua fé. Para essas religiões, Cosme e Damião são, na verdade, os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. E a tradição de entregar doces vem daí, da oferenda aos orixás crianças. Para saber mais sobre essa história você pode clicar aqui e aqui.

E sobre as duas datas, vale lembrar que até 1969 a igreja católica também celebrava os santos no dia 27, como a umbanda e o candomblé. Mas, desde aquele ano, se alegou que a celebração seria no 26 para não coincidir com a festa de são Vicente de Paula, outro santo da religião.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

Semana de 24 a 30 de Setembro de 2023
24

Morte do geógrafo, sociólogo, pensador e ativista do combate à fome pernambucano Josué de Castro (50 anos)

Dia de Iom Kipur (Dia do Perdão) do Calendário Judaico – começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro, Outubro ou Novembro), continuando até ao seguinte pôr do sol

Leia Também:  Operação da PF mira fraudes em alvarás judiciais, em três estados

25

Nascimento da atriz e dubladora paulista Nícia Soares (95 anos)

Nascimento da cantora, compositora e folclorista maranhense Maria de Lourdes Argollo Oliver, a Dilu Melo (110 anos)

Nascimento do compositor francês Jean-Philippe Rameau (340 anos) – um dos maiores compositores do período Barroco-Rococó. Na França, porém, é tido como a maior expressão do Classicismo musical

Dia Nacional da Radiodifusão – comemorado extraoficialmente por brasileiros, para marcar a data do nascimento do Médico legista, professor, antropólogo, etnólogo, ensaísta e pioneiro do Rádio brasileiro, Roquette-Pinto, nascido em 25 de setembro de 1884, e que é considerado o “Pai da radiodifusão” no Brasil

Dia Nacional do Trânsito

Lançamento do programa esportivo “Stadium”, na TVE (47 anos)

26

Nascimento do cantador, violeiro e repentista pernambucano Otacílio (100 anos) – umas de suas músicas de sucesso é “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor”, composta em parceria com o cantor Zé Ramalho, gravada pela cantora Amelinha para o disco homônimo da canção-título e posteriormente foi gravada pelo próprio Zé Ramalho

Nascimento da cantoria e atriz britânica Olivia Newton-John (75 anos) – tornou-se uma estrela internacional com o sucesso do filme “Grease” (1978), que no Brasil se chamou “Nos tempos da brilhantina”

Dia de São Cosme e Damião (para o catolicismo)

Dia Internacional para Eliminação Total das Armas Nucleares – data reconhecida pela ONU

Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos – comemoração instituída pela Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008; tem por fim marcar a data da criação da 1ª escola brasileira para Surdos, que foi fundada em 26 de setembro de 1857 com o nome de Colégio Nacional para Surdos-Mudos na cidade do Rio de Janeiro e que atualmente é conhecida por Instituto Nacional de Educação de Surdos

27

Dia de São Cosme e Damião (para o candomblé e umbanda)

Dia Mundial do Turismo – comemoração instituída pela 3ª conferência da Organização Mundial do Turismo para marcar a data da adoção dos estatutos da OMT, ocorrida em 27 de setembro de 1970; data reconhecida pela ONU

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

28

Nascimento do escritor, professor e psicólogo paulista Isaias Pessotti (90 anos)

Morte do papa italiano Albino Luciani, o João Paulo I (45 anos)

Nascimento do automobilista finlandês Mika Häkkinen (55 anos)

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação – data reconhecida pela UNESCO

Dia Mundial da Raiva – comemoração para marcar a data da morte do microbiologista e químico francês, Louis Pasteur, que faleceu em 28 de setembro de 1895, e que, com a colaboração de seus colegas, também desenvolveu a 1ª vacina eficaz contra a raiva, uma doença totalmente previnível que, ainda assim, mata uma pessoa a cada 10 minutos em média; data reconhecida pela Organização Mundial de Saúde

29

Morte do escritor fluminense Machado de Assis (115 anos)

Dia Marítimo Mundial – comemoração móvel (última sexta-feira de setembro) instituida pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Internacional, anteriormente conhecida como Organização Consultiva Marítima Intergovernamental e que está ratificada pela ONU

30

Morte do escritor, radialista e compositor fluminense Sérgio Marcus Rangel Porto, o Stanislaw Ponte Preta (55 anos)

Nascimento da atriz paulista Dirce Migliaccio (90 anos)

Nascimento do radialista português Hélio do Soveral (105 anos) – roteirista da famosa série de radioteatro da Rádio Nacional “Teatro de Mistério”

Conquista da medalha de ouro por Aurélio Miguel, na categoria meio-pesado do Judô nos Jogos Olímpicos de Seul (35 anos)

Dia Internacional da Tradução – data reconhecida pela ONU

Fonte: EBC GERAL

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Criança morre após ser espancada pelo pai adotivo em SP

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Grupos de bumba-meu-boi são mapeados no Maranhão

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA