Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Poupatempo será ampliado para todas as cidades de São Paulo

Publicados

BRASIL

Os serviços presenciais do Poupatempo serão expandidos para os 645 municípios paulistas até o fim deste ano, afirmou neta quinta-feira (23) o governador de São Paulo Rodrigo Garcia. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, Garcia entregou mais 240 novos totens de autoatendimento que serão distribuídos imediatamente após formalização de convênios com as prefeituras beneficiadas.

O Poupatempo digital é o serviço público paulista que garante acesso a mais de cem serviços municipais e estaduais de forma rápida, segura e acessível. Desde 2019, a atual gestão estadual investe na ampliação contínua do Poupatempo nas versões físicas e digitais e proporcionou o maior crescimento da história do programa.

O modelo dos totens se assemelha à tela de um tablet e conta com leitor biométrico de alta precisão para facilitar solicitações de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo. Os equipamentos também têm scanner.

Os totens garantem serviço presencial em tempo real, sem necessidade de uso de aparelhos pessoais e viabiliza serviços diretamente nos equipamentos públicos, como digitalização de documentos e envio em tempo real de arquivos.

Leia Também:  Operação combate lavagem de dinheiro no mercado de criptomoedas

Até o início desta semana, 681 máquinas operavam em 311 localidades do interior, litoral e regiões metropolitanas. Com a entrega desta quinta, já são mais de 900 totens do Poupatempo em pleno funcionamento, informou o governo paulista.

Em 2022, cerca de 360 mil atendimentos foram realizados nos totens. Desde a implantação dos primeiros equipamentos, há quatro anos, já são mais de 960 mil serviços concluídos. Os totens também permitem agendamento de atendimento presencial em qualquer unidade maior do Poupatempo.

Com o avanço dos atendimentos eletrônicos, o Poupatempo ampliou a oferta de serviços nos canais digitais e já somam 210 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital. 

Poupatempo no WhatsApp

Durante a cerimônia também foi apresentado o novo canal de atendimento via WhatsApp do Poupatempo, o assistente virtual “P”. Totalmente reformulado, o chatbot oferece informações sobre serviços como Bolsa do Povo, CNH, veículos, trabalho, emprego, previdência, agendamentos, carteira digital de vacinação contra a covid-19 e serviços eleitorais.

A ferramenta ainda utiliza linguagem de perguntas e respostas, facilitando a interação com o cidadão. Para usar o menu navegável, basta escolher o número da opção desejada e o usuário será direcionado ao serviço. O número para conversar com o assistente virtual é (11) 95220-2974.

Leia Também:  Agência Brasil é uma das mais admiradas em saúde, ciência e bem-estar

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Agência Brasil é uma das mais admiradas em saúde, ciência e bem-estar

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Policiais rodoviários federais usarão câmeras a partir de 2024

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA