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SP: 112 mil passageiros devem movimentar rodoviárias no Corpus Christi

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Cerca de 112 mil passageiros devem embarcar nos terminais rodoviários de São Paulo de quarta-feira (7) até quinta-feira (8) para aproveitar o feriado de Corpus Christi fora da cidade ou do estado. Isso significa aumento de 11% em relação ao ano passado, nas três rodoviárias da cidade – Jabaquara, Tietê e Barra Funda.

Os destinos mais procurados são Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Paraná, cidades do Mato Grosso do Sul e interior e litoral de São Paulo.

Segundo a Socicam – concessionária responsável pela gestão dos terminais, durante todo o feriado prologado, até a segunda-feira (12), a previsão é de 554 mil pessoas saindo e chegando à cidade pelas rodoviárias da capital paulista.

Uma operação especial foi preparada com a disponibilização de 553 ônibus extras para atender o aumento da demanda. Caso seja necessário, mais carros podem ser disponibilizados.

Recomendações

A recomendação da Socicam para aqueles que pretendem viajar de ônibus é de que o viajante escolha linhas regulares e embarque apenas nos terminais oficiais, onde são assegurados os direitos garantidos por lei. 

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Caso não seja possível realizar a compra online, antes de se deslocar ao terminal rodoviário, o ideal é que o passageiro entre em contato com a empresa de ônibus que deseja viajar para checar a disponibilidade de passagens e opções de datas e horários.

É necessário ainda que todos os passageiros, incluindo crianças, apresentem documento de identificação original e com foto. Crianças e adolescentes viajando com desacompanhados ou com terceiros, menores de 16 anos, precisam de autorização que deve ser apresentada no momento do embarque. Para obter o documento basta acessar o site do Tribunal de Justiça de São Paulo e clicar em Informações, depois em Infância e Juventude e, na sequência em Autorização de Viagem.

O limite de bagagem é de até 30 quilos (kg) no bagageiro e até 5 kg de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos demais passageiros. O ideal é que as bagagens estejam identificadas com etiqueta contendo nome completo e telefone.

O passageiro deve chegar ao terminal com pelo menos meia hora de antecedência ao horário marcado no bilhete. A remarcação e reembolso da passagem são feitos com até três horas de antecedência, diretamente com a empresa de ônibus.

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Fonte: EBC GERAL

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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

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A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

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“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

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Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

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