ARTIGOS
Atendimento que inspira
ARTIGOS
Tive a oportunidade de realizar a palestra “Atendimento que Inspira” durante o evento de entrega do “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023”, na 13ª Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Local oportuno para falar sobre atendimento, visto que a maioria das participantes têm negócios de prestação de serviço e comércio, onde com toda certeza o atendimento faz total diferença para o sucesso.
E com a proximidade da melhor época do ano para quem vende, é preciso investir na equipe. Treinamento, desenvolvimento do conhecimento e dedicação, são fundamentais para melhorar o engajamento da sua equipe e consequentemente os resultados do seu negócio. Quem está indo às compras espera ter a experiência de ser acolhido e recebido com toda atenção, respeito e cortesia em todos os momentos da compra, e ouvir histórias verdadeiras e emocionantes sobre cada produto e serviço, afinal, quem compra é movido por expectativas e quando a equipe surpreende, o cliente gosta, volta e conta para outras pessoas.
Para isso, a melhor estratégia é se preparar e planejar as ações da sua empresa. Ter foco e disciplina na implementação, incentivar a capacitação da equipe para que conheçam toda a história da marca, os processos e a comunicação, despertar a vontade de querer fazer o melhor todos os dias e criar rotinas saudáveis, de modo que todos se comprometam em entregar a promessa da marca.
Criar uma experiência inesquecível para quem compra é momento UAU, momento que o cliente reconhece e valoriza a sua marca, portanto é fundamental que o colaborador e a empresa estejam alinhados e com o mesmo propósito.
Os pontos que conquistam o cliente e proporcionam um atendimento inesquecível são a simpatia, disponibilidade, agilidade e acima de tudo, gostar de servir. Essas são as características básicas para ter e manter uma equipe sempre entusiasmada, com vontade de fazer o melhor para cada cliente que escolheu a sua loja, para conquistar novos clientes e resultados sustentáveis, tudo isso com atitudes positivas e muita vontade de querer fazer a diferença.
Com todos esses pontos alinhados é muito mais fácil alcançar seus objetivos. Time preparado, integrado e focado nas realizações, mesmo tendo desafios, é certeza de muitas conquistas e resultados positivos e sustentáveis.
Luciana Falcão Franco é mentora, palestrante e consultora em gestão do atendimento
Instagram: @lucianafalcaofranco


ARTIGOS
Parabéns, jornalistas

O papel do jornalista na sociedade vai além de fornecer informações relevantes e de interesse social. Ele protagoniza histórias, promove mudança de vida e contribui significativamente para o desenvolvimento social, econômico e sustentável. Neste 7 de abril, celebramos o ‘Dia do Jornalista’, e eu quero ressaltar a importância deste profissional para o nosso estado, para o Brasil e para o mundo.
Hoje, a pauta é você, jornalista, que escreve, narra, conta, comenta, produz conteúdos de diversas formas, seja por meio da televisão, rádio, site, jornal, blogue, revista, boletim, folhetim. Seja como for, com a caneta ou com os equipamentos digitais, parabenizo você, que atua para somar e agregar valor aos pequenos negócios.
O Sebrae Mato Grosso reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido pela imprensa, que, com ousadia e perspicácia, amplifica as histórias de pequenos negócios e constrói as narrativas de desenvolvimento e progresso. Esses profissionais são essenciais para o empreendedorismo, pois dá visibilidade às histórias de sucesso do mundo empresarial.
Enalteço o profissional que realiza trabalho sensível, cuidadoso e preciso. Que conta para o mundo os sonhos e desafios dos empreendedores, tornando-os personagens de destaque das histórias. E assim, em cada reportagem, conteúdo e entrevista, nos quais o empreendedor é o protagonista, a comunidade se conecta com a força do pequeno negócio e reconhece o papel do empreendedorismo para o desenvolvimento social e econômico do país.
Para o Sebrae Mato Grosso, a imprensa é uma importante parceira para difundir as boas notícias junto à sociedade e esta instituição é fonte diária de muitas realizações positivas. Por meio do alcance e compromisso com a verdade, as informações sobre o universo dos pequenos negócios chegam a todos os cantos do estado. Como forma de reconhecimento, anualmente, promovemos o Prêmio Sebrae de Jornalismo, o PSJ, para valorizar o profissional que produz conteúdos que destacam o empreendedorismo.
Esta é a décima segunda edição do PSJ e considero como um momento de celebração junto com os profissionais de imprensa, quando premiamos as melhores histórias empreendedoras , contadas por meio de áudio, televisão, fotografia, texto e conteúdos produzidos por universitários.
Em 2024, Mato Grosso se destacou no PSJ como o estado com o maior número de inscrições da região Centro-Oeste, com 138 participantes, dos quais 34 deles foram selecionados para a final da etapa estadual. A nossa expectativa é que, neste ano, possamos superar os números do ano passado. As inscrições já estão abertas a partir deste mês de abril e seguem até 9 de junho.
O Sebrae Mato Grosso reforça o compromisso de reconhecer, apoiar e valorizar o trabalho dos jornalistas. Somos gratos pela valiosa parceria edificada sobre os pilares da ética, da transparência e da igualdade. Juntos, vamos mais longe. Juntos, vamos transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável no país. Parabéns para você jornalista que enxerga no empreendedorismo as melhores notícias.
Lélia Brun é Diretora superintendente do Sebrae/MT, mestre em Gestão e Tecnologia Industrial e especialista em Comportamento Humano
-
MATO GROSSO5 dias atrás
O pagode começa com um brinde: Itaipava é a cerveja oficial da Tardezinha 2025
-
MATO GROSSO5 dias atrás
32% dos empresários no Estado são jovens, revela pesquisa do Sebrae/MT
-
CUIABÁ5 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues visita o bairro Altos do Coxipó e reforça compromisso com a população
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Crianças em tratamento contra o câncer recebem ovos de Páscoa em ação da AACCMT
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Conceel-EMT discute plano de investimentos da Energisa para 2025
-
MATO GROSSO5 dias atrás
De peixe a chocolate: saiba como harmonizar cervejas especiais com receitas tradicionais da Páscoa
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Genius Publicidade anuncia Thaiga como nova agenciada e fortalece presença no mercado
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Atualização da NR-1 torna obrigação promover a saúde mental no trabalho