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Atendimento que inspira
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Tive a oportunidade de realizar a palestra “Atendimento que Inspira” durante o evento de entrega do “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023”, na 13ª Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Local oportuno para falar sobre atendimento, visto que a maioria das participantes têm negócios de prestação de serviço e comércio, onde com toda certeza o atendimento faz total diferença para o sucesso.
E com a proximidade da melhor época do ano para quem vende, é preciso investir na equipe. Treinamento, desenvolvimento do conhecimento e dedicação, são fundamentais para melhorar o engajamento da sua equipe e consequentemente os resultados do seu negócio. Quem está indo às compras espera ter a experiência de ser acolhido e recebido com toda atenção, respeito e cortesia em todos os momentos da compra, e ouvir histórias verdadeiras e emocionantes sobre cada produto e serviço, afinal, quem compra é movido por expectativas e quando a equipe surpreende, o cliente gosta, volta e conta para outras pessoas.
Para isso, a melhor estratégia é se preparar e planejar as ações da sua empresa. Ter foco e disciplina na implementação, incentivar a capacitação da equipe para que conheçam toda a história da marca, os processos e a comunicação, despertar a vontade de querer fazer o melhor todos os dias e criar rotinas saudáveis, de modo que todos se comprometam em entregar a promessa da marca.
Criar uma experiência inesquecível para quem compra é momento UAU, momento que o cliente reconhece e valoriza a sua marca, portanto é fundamental que o colaborador e a empresa estejam alinhados e com o mesmo propósito.
Os pontos que conquistam o cliente e proporcionam um atendimento inesquecível são a simpatia, disponibilidade, agilidade e acima de tudo, gostar de servir. Essas são as características básicas para ter e manter uma equipe sempre entusiasmada, com vontade de fazer o melhor para cada cliente que escolheu a sua loja, para conquistar novos clientes e resultados sustentáveis, tudo isso com atitudes positivas e muita vontade de querer fazer a diferença.
Com todos esses pontos alinhados é muito mais fácil alcançar seus objetivos. Time preparado, integrado e focado nas realizações, mesmo tendo desafios, é certeza de muitas conquistas e resultados positivos e sustentáveis.
Luciana Falcão Franco é mentora, palestrante e consultora em gestão do atendimento
Instagram: @lucianafalcaofranco


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Evoluir para um novo ciclo de RJ

“Produtor caloteiro, advogado embusteiro, judiciário moroso, fundo oportunista, administrador judicial explorador”. É o que ainda ouço de muitos que participam de recuperações judiciais no Brasil, e isso já passou da hora de acabar.
O processo de reestruturação das empresas no país passou por grande maturação. Temos, principalmente em Mato Grosso, uma das melhores escolas de reestruturação do mundo, com estudiosos palestrando mundo afora, promovemos encontros com os mais renomados juristas, além de sermos percursores de várias teses consolidadas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), seja por credores ou devedores.
Sobre as recuperações judiciais no agronegócio, o que parecia a princípio “malabarismo jurídico” virou jurisprudência, e a jurisprudência virou lei. Em um processo evolutivo social, devemos ser gratos por construir e viver, na prática, pelo suor e pela caneta, em vinte anos, o que para muitos será somente uma teoria acadêmica de nosso professor Miguel Reale, os fatos sociais transformando o direito.
Agora, consolidada a situação, com mercado específico para fomentar empresas em RJ, vamos convidar, quem mais precisa, nossos produtores rurais, a participarem mais conosco e assim fazer valer o princípio que nos norteia. A defesa do empreendedorismo.
Dois pontos penso que devemos nos concentrar. O judiciário entende que o produtor rural demora demais para pedir RJ, o que estressa demais o processo com os credores. O produtor rural, por outro lado, entende que o judiciário demora demais para decidir.
Conheço os dois lados e digo que o único caminho é que todos possamos nos unir dando as melhores condições de trabalho ao Poder Judiciário – pois começa a lidar com números exponenciais de processos – e aos produtores rurais, que são os que produzem a maior – e quase única – riqueza nossa, as commodities.
Essa união depende de nós, advogados, contadores, administradores judiciais, bancos, fundos e tradings. Bancos, fundos e tradings também, ou achamos que dá para receber, se o produtor não tem como produzir para pagar? Não é mais escolha. Muitos ainda vão passar por uma RJ, e o melhor é que passem logo, resolvam o problema logo e voltem a fomentar o mercado financeiro logo. Para isso, quanto menos tumulto levarmos ao Judiciário, em um processo de RJ, melhor será. Quanto mais maduro for o processo mais eficiente será a reestruturação.
Chegou a hora do segundo ciclo, e entendo que todos devemos caminhar de forma conciliadora, vamos juntos.
“Produtor trabalhador, advogado batalhador, judiciário eficiente, fundo fomentador e administrado Judicial conciliador”.
Esse é o novo ciclo. Quanto mais rápidos formos, mais próximos estaremos da eficiência do mercado, produzindo mais, errando menos, gerando mais riqueza para todos. Afinal para isso foi criada essa lei.
Euclides Ribeiro Silva é sócio da ERS Advocacia e Recuperação de Empresas
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