Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Diretor da Síntese acusa empresa de fazer mesmo esquema da ‘Máfia de Órteses e Próteses’

Publicados

CUIABÁ

O advogado e membro da diretoria da empresa Síntese Comercial Hospitalar Frederico Aurélio Bispo fez diversas denúncias graves durante a reunião da Comissão de Saúde nessa quinta-feira (11.05), na Câmara de Cuiabá, alegando que a Meditrauma faz mesmo esquema apontado na Comissão Parlamentar de Inquérito da ‘Máfia das Órteses e Próteses’, em 2015. Apontando que é comum o direcionamento inadequado de cirurgias, ou seja, alteração de procedimentos cirúrgicos como forma de lucrar mais.
Frederico foi convidado pelo vereador Luís Claudio (PP) para falar na tribuna livre da sessão ordinária dessa quinta, na qual apresentou documentos referentes à suspensão sumária dos contratos com a Secretaria de Estado de Saúde. Posteriormente, os documentos foram entregues aos membros da Comissão de Saúde Wilson Quero Quero (PL), Sargento Vidal (MDB) e Renivaldo Nascimento (PSDB).
Durante a reunião, o vereador Sargento Vidal o questionou se era comum o direcionamento de uso de material inadequado nos procedimentos cirúrgicos como forma de obter maior lucro.
“Essa questão de eles venderem o material de cirurgia, não poderia acontecer de uma pessoa estar numa cirurgia simples e eles optarem por deixar mais complicada para ganhar mais? Essa é a primeira pergunta e a segunda, após o senhor sair da sessão, o vereador fez umas denúncias até grave. Eu gostaria que o senhor voltasse nesse episódio e confirmasse realmente o que foi falado ali ou ele mentiu? Ele prevaricou naquilo ali ou ele pode ter achado o que era aquilo? Como foi? O que surgiu sobre aquela fala do vereador após a sua saída?”, questionou.
O diretor confirmou que pode haver sim esse direcionamento, pois é o médico quem determina qual material que será utilizado e se há necessidade de seu uso. Lembrando do caso da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da máfia das órteses e próteses que apontou que médicos recebiam propina de empresas para vender materiais cirúrgicos e próteses a pacientes, muitas vezes sem necessidade.
“Se a gente lembrar, a própria CPI das órteses e próteses, eram médicos que tinham conluio com empresas, médicos que recebiam propina pra poder dizer: ‘olha, tem que colocar cinco estandes no peito de alguém ou usar um material e tal’ e às vezes era desnecessário, porque ele ganhava comissão em cima daquilo que ele vendia. É o que a Meditrauma faz, ela indica, faz a cirurgia e vende o material. Como o vereador muito bem pontuou, já não entrando na questão tributária em si, mas o que ela faz é exatamente isso, ela tem a fé pública dada pelo Estado pra dizer: ‘não, esse paciente pode ser fio. Não, esse paciente pode ser prótese. Não, esse paciente pode ser prótese tabela SUS. Não, esse aqui tem que ser uma prótese feita na NASA que custa $50 mil’”, explicou o diretor.
Ainda respondendo o questionamento do parlamentar, Frederico destacou que o vereador Luiz Fernando foi leviano durante a sua fala na tribuna durante a sessão ordinária, faltando com a verdade ao fazer afirmações gravíssimas quando disse que a Síntese forneceu para a gestão Emanuel Pinheiro (MDB) ilizarov, que é um material ortopédico, por $4,9 mil.
“Eu preciso muitíssimo que ele me prove com a nota fiscal se nós vendemos sequer um ilizarov que pela tabela SUS o nome é fixador circular e semicircular. Nesse valor que ele falou também que nós vendemos fio de kirschner a $25 sendo que a tabela SUS é $13 e ele disse essa empresa Meditrauma vende por $13. Foi quando eu questionei pro senhor: como é que ele sabe? Qual é a ligação dele com a empresa Meditrauma? Qual o interesse dele nessa defesa efusiva da Meditrauma? Entendeu? Então assim, ele mentiu, ele faltou com a verdade e ele falou ‘ah, porque vocês são processados desde 2014’, eu queria que ele mostrasse qual é o processo, porque a Síntese, eu gostaria de deixar isso muito claro, nunca. Eu me emociono em trabalhar na empresa, em trabalhar com doutor Orlandir Cardoso que é um homem de 72 anos, íntegro, honesto que veio pobre do interior de Goiás e hoje é um grande empresário como eu já disse o maior do Brasil, um dos maiores do mundo e eu vi uma acusação como aquela, porque naquele momento, e eu me emociono de dizer de verdade, naquele momento que ele estava ali na Câmara – ao mesmo tempo foi uma mistura de tristeza porque vê-lo numa situação daquelas, porque afinal, ele é o maior fornecedor do país, mas ao mesmo tempo me deu orgulho de poder ouvi-lo e lá estava eu quando ele pode dar uma aula de honestidade, de serenidade, de competência”, disse ele.&nbsp
Frederico pontuou que o vereador precisa provar, mostrando quais são os processos que a empresa recebeu conforme falou na tribuna. Para ele, o parlamentar está sendo hipócrita por convidá-lo para a Comissão da Saúde e o mesmo não comparecer.
“Para mim parece estar cristalino a hipocrisia, o oportunismo, a política barata que ele fez hoje de manhã, porque ao final da minha fala na tribuna, ele usou o microfone para solicitar pro senhor a minha vinda a Comissão da Saúde e covardemente ele não vem aqui, então eu não entendi a ação dele de solicitar a minha vinda aqui. Para a vossa excelência eu posso adjetivar como hipócrita, como oportunista, como politiqueira de uma pessoa que eu acredito que deveria estar aqui, afinal, ele é médico ortopedista que é do material específico que estamos debatendo”, analisou.

Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mutirão de Limpeza chega ao bairro Jamil Nadaf; moradores poderão realizar o descarte regular de materiais inservíveis através do programa Cata-treco
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde realiza doação de medicamentos e insumos para Navio de Assistência Hospitalar da Marinha
Continue lendo
BRASIL19 horas atrás

Itaipava inova criando Pack Responsável e distribui latas 0% álcool no Carnaval estimulando consumo responsável

MATO GROSSO23 horas atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

MATO GROSSO23 horas atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

MATO GROSSO23 horas atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

MATO GROSSO1 dia atrás

Chapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

MATO GROSSO23 horas atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor,...

MATO GROSSO23 horas atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) será beneficiada com as arrecadações do projeto Troco...

MATO GROSSO23 horas atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

O Ministério Público de Mato Grosso determinou o arquivamento da notícia de fato instaurada a partir de denúncia apresentada pela...

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA