CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá lança Projeto Conectividade de Inclusão Digital em parceria com o Unicef
CUIABÁ
Foi lançado pela Prefeitura de Cuiabá, nesta quinta-feira (29), o Projeto Conectividade de Inclusão Digital, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Projeto é uma das ações previstas na estratégia do Selo Unicef 2021-2024. O evento, realizado no Auditório Licínio Monteiro, da Assembleia Legislativa, contou com a presença de estudantes da rede pública municipal de ensino de Cuiabá e da Baixada Cuiabana, que integram os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA). O objetivo da iniciativa é atender adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade econômica, assegurando a eles o direito à educação por meio da inclusão digital.
O evento teve início às 8hs e contou com a participação de representantes do Unicef e mobilizadores dos Nucas.
O mobilizador de adolescentes, Juarez França, disse que por meio do NUCA, a Prefeitura de Cuiabá participa ativamente das ações do Unicef. “O objetivo é garantir os direitos das crianças e adolescentes além de conquistar o Selo Unicef para o Município. O Projeto Conectividade, coordenado pela Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), é mais uma das ações que estão sendo desenvolvidas, voltadas aos adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, residentes nas cidades que aderiram ao Selo Unicef. O Projeto visa conectar os Nucas de Mato Grosso através das redes sociais e plataformas que a Unicef disponibiliza, desenvolvendo ações que englobam questões relevantes, inserindo esses jovens nas discussões”, disse Juarez França.
Em Mato Grosso 78 municípios aderiram ao Selo Unicef. Desse total, 58 estão regulares e são adolescentes desses municípios que foram contemplados. Os adolescentes, dois de cada um desses municípios, receberam o kit conectividade composto de um smartphone, caneta, bloco de anotações, cartão pré-pago para uso da internet por seis meses, uma mochila do tipo saco e a cartilha QuemTaOn, de apoio às suas atividades
A coordenadora do projeto Conectividade, Letícia Arruda Monteiro Albuquerque, que também é Assistente Social da APDM disse que os adolescentes têm o compromisso e ciência de que os smartphones não podem ser emprestados ou vendidos sob nenhuma justificativa, e que devem ser utilizados somente em assuntos relacionados ao projeto. “A Unicef convidou a APDM para ser a implementadora do Projeto Conectividade em Mato Grosso. Desde então começamos a discutir o seu desenvolvimento. Por meio dos Nucas, que atuam junto aos adolescentes inseridos nas ações do Selo Unicef, os jovens foram selecionados e iremos trabalhar em quatro eixos – gênero, violência, condições climáticas e gravidez não intencional na adolescência -, através de atividades interativas”, explicou a assistência social Letícia Arruda.
Projeto Conectividade
O Projeto Conectividade de Inclusão Digital atuará com adolescentes matriculados em escolas públicas, com residência em local que existe cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet, que não dispõe de celular e pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet, e vivem em famílias com renda per capita inferior a R$ 300.
O Projeto atua com base em informações sobre a desigualdade social à medida que 4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa (o equivalente a 18% dessa população), segundo dados da pesquisa TIC. Por meio do Projeto Conectividade, os adolescentes terão seus direitos de igualdade respaldados.
A especialista em Comunicação e responsável pelo Projeto Selo Uniceff na Amazônia Legal brasileira Ida Pietrykowski de Oliveira disse que o Projeto Conectividade, está sendo desenvolvido em três estados brasileiros e tem apresentado resultado positivo, na inserção dos adolescentes na sociedade. Ida destacou que após o projeto, os adolescentes observam a importância das suas funções e responsabilidades, ampliando sua participação social em suas comunidades. “O objetivo é fazer com que os adolescentes entendam o espaço deles e seus direitos na sociedade, além de proporcionar uma troca de conhecimento e de demandas específicas da vida de cada um, gerando expectativas de uma vida positiva”, afirmou Ida.
Para os jovens Giovana Emanuele Santos Ferreira e Enzo Benicio Conceição da Silva, ambos de 12 anos, estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nossa Senhora Aparecida, a participação dos jovens é importante para o desenvolvimento da sociedade. “Precisamos participar além da escola, para melhorar a sociedade e ajudar outros jovens”, disse Giovana.
Julia Victoria (15), integrante do NUCA de Cuiabá e contemplada com um dos celulares, disse que a ação é uma oportunidade para os jovens participarem. “Essa é uma oportunidade para que nós jovens busquemos nossos direitos, compartilhando informações e participando das atividades”, disse ela.
Também esteve presente no evento a articuladora do Selo Unicef em Cuiabá, Mara Lucia Marques Ferreira.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.
-
MATO GROSSO4 dias atrásCarnaval 2026 aquece economia em Mato Grosso e reforça apelo entre jovens
-
MATO GROSSO4 dias atrásMT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
-
MATO GROSSO2 dias atrásChapada FeijoFolia 2026: últimos dias para garantir o abadá da festa mais comentada de Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO2 dias atrásFeijoFolia 2026 confirma estrutura coberta e promete agitar Chapada faça chuva ou faça sol
-
MATO GROSSO5 horas atrásProjeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT
-
MATO GROSSO6 horas atrásEscola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP
-
MATO GROSSO7 horas atrásChapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO5 horas atrásItaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.