Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Secretaria de Turismo apresenta balanço das ações desenvolvidas em 20 pontos da 2º edição do Projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’

Publicados

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá realizou um levantamento das atividades que movimentaram 20 pontos da Capital durante a segunda edição do Projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, que ocorreu, entre os dias 11 a 15 de novembro (edição Proclamação da República). O evento movimentou bares, restaurantes, hotéis, barracas de feiras e outros setores e garantiu lazer à população cuiabana, visitantes e turistas que vieram prestigiar a cidade. 

O evento, realizado pela Secretaria de Turismo, sob o comando de Zito Adrien,  contou com a parceria das pastas de Cultura, Esporte e Lazer, com o secretário Aluízio Leite e também Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com o secretário Francisco Vuolo, além da colaboração de outras Secretarias Municipais, de associações e da iniciativa privada. 

Foram 20 eventos espalhados por vários cantos da cidade: Museu do Rio, Orla do Porto,  Praça Santos Dumont,  Praça Jardim das Américas, Praça 8 de Abril, Praça da Mandioca, Complexo Jonas Pinheiro (Pinheirão), Sesc Arsenal, Sesc Balneário Dr. Meireles, Musiva, Ditado Popular, Bar da Lagoa (Parque das Águas), MISC (Museu da Imagem e Som de Cuiabá), Museu do Morro da Caixa D’água Velha, Distrito de Nossa Senhora da Guia, Distrito do Coxipó do Ouro, ENEPEA, Praça Ana Martinha da Silva (Pedra 90), Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Comunidade Rio dos Peixes. 

A abertura do ‘Viva o Feriado’, ocorreu no último dia 11 de novembro, no Museu do Rio Cuiabá (Hid Alfredo Scaff) que teve o seu espaço revitalizado e passou a abrigar à Secretaria Municipal de Turismo.  Foram cerca de 150 pessoas que prestigiaram as apresentações de Akane Iizuka, Edmilson Maciel com o espetáculo Mato Grosso em Cena, e ainda Flor Ribeirinha. 

Na Praça Jardim das Américas, cerca de 12 mil pessoas participaram das atividades e compraram os produtos comercializados no local (comidas típicas, doces, caldos, queijos e demais)  durante todo o evento. 

Na Orla do Porto, circularam  11 mil pessoas, que prestigiaram uma vasta programação cultural, artística, espaço gastronômico com os estabelecimentos da ABRASEL, além de espaço kids. No dia 15, o Pedal da Semob, com saída da Orla do Porto num bate volta até a Praça Jardim das Américas, reuniu cerca de 350 ciclistas.

Na  Praça 8 de Abril, que contou com exposição de mais de 180 carros antigos e apresentação de capoeira,  durante os dias 12 e 13, visitaram o espaço mais de mil pessoas. Na Praça Santos Dumont, com o Piano Gente (Dario Scherner) e feira de gastronomia e artesanato, mais de 2 mil pessoas prestigiaram as atividades.

Leia Também:  Marcus Brito vai tomar providências para limpeza do mini estádio do Três Barras

No SESC Arsenal, no Porto, foram mais de 5 mil pessoas durante o evento. No dia 15, a realização da Corrida contra a Diabetes reuniu mais de mil participantes, entre corredores e organizadores. No SESC Balneário Dr. Meireles, 918 buscaram opção de lazer durante o Feriado.

A Praça da Mandioca, com programação de samba de raiz nos dias 11 e 14, teve quase mil pessoas prestigiando o local. Já no Complexo Jonas Pinheiro (Pinheirão), 600 pessoas circularam entre os dias 12 a 14. 

No Museu do Morro da Caixa D’água Velha, entre os dias 11 a 15, 215 pessoas estiveram conhecendo a exposição de 303 anos de Cuiabá. O MISC recebeu cerca de 60 pessoas que foram conhecer um pouco da história de nossa Capital.

Na Musiva, com a realização do Show do Jota Quest no dia 12, 1.500 pessoas estiveram no local. O Bar da Lagoa, com a terceira edição do Evento OFF, contou com um público de 100 pessoas. Já no Ditado Popular, com a realização de uma Feijoada da Maçonaria, 300 pessoas estiveram no local no dia 13. O 16º ENEPEA (Encontro Nacional de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil), realizado entre os dias 14 a 19, contou com 300 participantes presenciais e 150 participantes on line.

Os Distritos de Nossa Senhora da Guia e Coxipó do Ouro, receberam respectivamente 2.800 pessoas e 2.100 pessoas nas programações realizadas no Feriado. O segmento de meios de hospedagem também apresentou dados positivos para o período.De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), os Hotéis de 2 e 3 estrelas tiveram uma taxa de ocupação de 66.23%, com diária média de R$ 216.19. Já os Hotéis de 4 e 5 estrelas tiveram taxa de ocupação de 63.45%,  com diária média de R$ 285.61.

Para o Secretário Zito Adrien, a segunda edição terminou com um saldo positivo. “Estamos satisfeitos com esse resultado apresentado nessa edição. Realizamos atividades simultâneas em mais de 20 pontos na Capital, com essa proposta de segurar a população em Cuiabá nos feriados através de atividades, onde as famílias vieram prestigiar cada atividade proposta, com apresentações culturais e musicais, gastronomia, entretenimento para todas as idades e gostos. A ideia iniciada a partir de um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, demonstra que Cuiabá apresenta vocação para o turismo, com atrações diversas para que as pessoas tenham oportunidade de lazer e bem estar, com segurança e intersetorialidade entre o poder público e a iniciativa privada em prol do turismo de Cuiabá. Agora vamos realizar os ajustes, buscando para as próximas edições ao longo de 2023, melhorar e cada vez mais diversificar as ações nos feriados estratégicos”,  avaliou Zito.

Leia Também:  Obras de revitalização da Avenida 8 de Abril estão com 63% de execução

Para o Turismólogo e Coordenador da Secretaria de Turismo de Cuiabá, Edu Sá, as atividades que vêm sendo realizadas pela pasta se mostram cada vez mais estruturadas e planejadas.  “Reforçamos a necessidade de parcerias público-privadas, para o fomento do turismo de Cuiabá e baixada cuiabana, para atrair os viajantes e turistas à Capital, bem como para o próprio cuiabano conhecer nossa oferta turística. A criação da Secretaria Municipal de Turismo, alicerçada em cinco eixos e 38 ações vem gerando atividades e positivas, desde o planejamento, a gestão, as atrações, a capacitação e a competitividade, para gerar emprego e renda em Cuiabá, bem como demonstrar a representatividade do turismo na economia da Capital, algo que iremos ampliar para 2023”, concluiu. 

Foram  parceiros do evento: 

Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá

Secretaria Municipal de Inovação e Comunicação (SICOM)

Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED)

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL)

Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP)

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB)

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT)

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FECOMÉRCIO)

Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC)

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-MT)

Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT)

SESC MT

SESI – SENAC – MT

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT)

Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Indicações de tapa-buracos e asfalto são protocoladas pelo vereador Eduardo Magalhães
Continue lendo
BRASIL22 horas atrás

Itaipava inova criando Pack Responsável e distribui latas 0% álcool no Carnaval estimulando consumo responsável

MATO GROSSO1 dia atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

MATO GROSSO1 dia atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

MATO GROSSO1 dia atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

MATO GROSSO1 dia atrás

Chapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

MATO GROSSO1 dia atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor,...

MATO GROSSO1 dia atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) será beneficiada com as arrecadações do projeto Troco...

MATO GROSSO1 dia atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

O Ministério Público de Mato Grosso determinou o arquivamento da notícia de fato instaurada a partir de denúncia apresentada pela...

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA