Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Vereador Kássio Coelho cobra políticas de cuidados com o rio Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

Em meio a discussão sobre o projeto do governo do Estado que prevê o combate à pesca predatória por meio da paralisação do transporte, armazenamento e comercialização de peixes dos rios estaduais por um período de defeso de cinco anos, o vereador Kássio Coelho (Podemos) cobrou políticas efetivas para os cuidados com o rio Cuiabá.
O parlamentar municipal afirmou ser pescador nato das águas que dão nome a Capital e lembrou que há anos espera proposições que realmente protejam o rio da forma que merece e precisa.
“Como pescador nato do rio Cuiabá, já são mais de 35 anos pescando ali, então tenho conhecimento de causa. Respeito o deputado Wilson Santos, que foi prefeito por oito anos de Cuiabá, mas o que ele fez em prol do rio Cuiabá?”, questionou o vereador em sua fala na tribuna, na sessão dessa quinta-feira (1º), na Câmara de Vereadores da Capital.
Pescador há mais de 30 anos, Kássio pontuou que uma boa medida seria abrir a pesca do dourado e fechar a do pacu, para que essa espécie possa se desenvolver.&nbsp
“A lei teria que endurecer nesse sentido de evitar a pesca predatória porque ela ocorre o ano todo. Então, tem que trazer também uma política voltada para o lixo e o esgoto que caem no rio Cuiabá. Ainda tem o problema do desmatamento que acontece às beiras daquelas águas. A gente anda por ali e não consegue acessar o rio porque as margens têm ‘donos’. Isso é absurdo”, criticou.
O projeto de Lei 1.363/23 está com votação prevista na Assembleia Legislativa para essa sexta-feira (2), após pedido de vistas serem feitos nas sessões anteriores.&nbsp
“A decisão que for tomada, vamos acatar, porque vivemos em uma democracia. Mas sabemos que há grandes empresários por trás disso. Nós precisamos é de ações positivas para cuidar do rio”, reforçou a cobrança.
O projeto
Embasado em um relatório sobre a atividade pesqueira do Estado, contratado pela Assembleia Legislativa em 2021, o projeto de Lei 1.363/23, proposto pelo Governo de Mato Grosso, prevê o combate à pesca predatória por meio da paralisação do transporte, armazenamento e comercialização de peixes dos rios estaduais por um período de defeso de cinco anos.
&nbsp
A medida considera a redução dos estoques pesqueiros, que coloca em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e estados vizinhos.&nbsp
A proposta do Executivo prevê que, para pescadores profissionais, ficará estabelecido pagamento de auxílio financeiro por três anos. Esses pescadores deverão ser recadastrados, por meio do Registro Estadual, e receberão qualificação em programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo econômico e pesqueiro, e produção sustentável da apicultura.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mais de 36 mil idosos ainda não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 em Cuiabá; SMS aposta na conscientização e busca ativa
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mário Nadaf faz indicações para Bela Vista, Cidade Verde e Jardim Industriário 1 e 2
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA