Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Vidal irá lutar para obter recursos municipais para ONGs que cuidam de pessoas com dependência química

Publicados

CUIABÁ

O vereador Sargento Vidal (MDB) se comprometeu durante a abertura da 1ª Semana Municipal de Política sobre Drogas nesta segunda-feira (26.06), na Câmara de Cuiabá, a fazer uma modificativa na lei para que o Município garanta recursos a ONGs e demais entidades que trabalham com tratamento de dependentes químicos. A audiência foi presidida pelo emedebista a pedido do presidente da Casa, Chico 2000 que não pôde estar presente.&nbsp
Após o presidente da Comissão Sobre Drogas da OAB Nestor Fidelis, declarar que não há políticas públicas municipais da saúde voltadas ao combate de drogas, Vidal se comprometeu a abraçar a causa e levar o projeto ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para que seja modificada a lei e assim, ONGs e demais comunidades terapêuticas possam receber verbas municipais.
“Vou apresentar aqui nessa Casa a mudança dessa Lei e faço também o compromisso com as ONGs de que eu vou levar essa situação ao prefeito para que essas ONGs possam ter um percentual participativo, claro, precisam estar todas bem documentadas, pois o maior problema hoje nas ONGs é que quando você quer ajudá-las, elas não possuem os documentos necessários. Vou levar essa situação ao prefeito e tenho certeza que não só ele, mas a senhora Márcia Pinheiro comunga muito dessa questão da Assistência Social e tenho certeza que vão abraçar essa ideia, então já contem comigo”, garantiu o vereador.
A coordenadora Estadual do Movimento da População de Rua Rubia Cristina de Jesus Silva usou da tribuna para contar sobre a sua história, destacando a importância de se obter apoios na luta contra as drogas.
“Hoje estou aqui representando os meus irmãos que estão em situação de rua. Cheguei na rua ainda adolescente, morei mais de 20 anos nas ruas, graças a Deus hoje não me encontro mais nessa situação, mas estamos na luta pelos nossos irmão que ainda estão. Não é fácil, sou ex-dependente química, alcoólatra, eu fazia muito uso de álcool e drogas, mas graças a Deus hoje eu to conseguindo controlar, parar a gente não pode dizer que para, mas controlar. Uma pessoa que ficou 20 anos em abuso de álcool e de drogas. A gente sofre muito com abstinência, muito nervosismo, a gente não controla as emoções, mas é isso. A gente está na luta e eu estou muito feliz por estar aqui. Quero agradecer a todos que estão nessa luta com a gente, pois sem apoio não vamos conseguir. A população em situação de rua é a classe mais vulnerável de todos que sem apoio não consegue nem estar aqui. Nós não sabemos do nossos direitos que são violados o tempo todo. Quero só agradecer, já cheguei no fundo do poço, chorando diversas vezes achando que eu não iria conseguir, que iria morrer em um beco usando drogas e bebendo, várias vezes eu chorei. Mas graças a Deus eu consegui sair sem apoio nenhum, pois na minha época eu não tinha apoio nenhum, hoje estamos tendo esse apoio, olha onde estamos. A primeira coisa que é preciso ver é a questão da moradia, quando eu estava na rua usava drogas direto, pois tinha medo de dormir, porque na rua você está sujeito a violência da sociedade, principalmente para mulheres e para os LGBTQIAPN+, pois sofremos com preconceito”, declarou.
Vidal ressaltou que ficou feliz em ver a coordenadora em situação oposta ao qual conheceu, sendo um exemplo de superação diante das condições de vida que ela tinha.&nbsp
“Senhora Rubia que satisfação te ver aqui, antigamente eu te via em outro local. Trabalhei 30 anos na Policia Militar, nas ruas de Cuiabá e por diversas vezes, infelizmente, fiz abordagem com ela e a galera dela, assim como já a conduzi para a Delegacia também. Hoje vê-la aqui, sinceramente, é formidável. Gostei muito. E a senhora disse algo muito importante que, inclusive, faz parte das políticas sobre drogas, criada pelo coronel Sales, oportunidades que transformam é disso que as pessoas precisam, às vezes não é dinheiro é oportunidade e aquele que tiver deve abraçar igual gato, pois uma oportunidade não passa duas vezes”, pontuou o parlamentar.
O secretário Municipal de Ordem Pública e presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, o coronel PM Leovaldo Emanoel Sales da Silva declarou que solicitou a audiência para que seja construído um pensamento de resistência e políticas públicas para o combate de drogas no município de Cuiabá.
“Estamos fazendo uma abertura da Semana de Políticas sobre Drogas, mas infelizmente é uma semana que não é comemorativa, temos poucas a comemorar quando o assunto é drogas. Todavia é um grande momento para provocarmos uma reflexão sobre cada um de nós. Uma reflexão pessoal, institucional e daquela mais antiga que é a família. O objetivo dessa semana é alcançar crianças como a Melissa que emocionou a todos nós, que ainda não tem completo os movimentos da coordenação motora, mas começa a aprender coisa boa. Ai eu penso que é possível estendermos essa reflexão, esse pensamento de sermos mais resistentes. Essa manha ira ser falado dos efeitos prejudiciais do consumo, da dependência, da reinserção na sociedade. Sou um combatente, a muito tempo, de tráfico de drogas, de pessoas que fazem das drogas um meio de fuga. Por isso foi criado um Grupo Especial de Fronteiras que está lá até hoje. Temos lutado para promover a construção de um pensamento de resistência. Chegará o momento que as drogas serão erradicadas. Não perco a fé de que o bem irá vencer o mal”, disse ele.
Estiveram no evento, o secretário Municipal de Ordem Pública e presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, o coronel PM Leovaldo Emanoel Sales da Silva, os representantes da Saúde, Viviane da Silva Massavi e Thalison Magno de Oliveira, a secretária-adjunta Municipal de Educação Débora Marques, a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social Failse Cidelle, o presidente da Comissão Sobre Drogas da OAB Nestor Fidelis, o juiz da Comissão sobre Drogas do Tribunal de Justiça Moacir Rogério e a coordenadora Estadual do Movimento da População de Rua Rubia Cristina de Jesus Silva.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  VÍDEO: Segundo acidente do dia envolvendo motociclista deixa um morto na avenida do Moinho
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vereador indica licitação de contrato de vigilantes para garantir a segurança nos Conselhos Tutelares
Continue lendo
BRASIL2 dias atrás

Itaipava inova criando Pack Responsável e distribui latas 0% álcool no Carnaval estimulando consumo responsável

MATO GROSSO2 dias atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

MATO GROSSO2 dias atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

MATO GROSSO2 dias atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

MATO GROSSO2 dias atrás

Chapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

MATO GROSSO2 dias atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor,...

MATO GROSSO2 dias atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) será beneficiada com as arrecadações do projeto Troco...

MATO GROSSO2 dias atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

O Ministério Público de Mato Grosso determinou o arquivamento da notícia de fato instaurada a partir de denúncia apresentada pela...

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA