ESPORTES
Com chance de conquistar o tri da Libertadores, Flamengo comemora 40 anos do título de 81
ESPORTES
Nesta terça, 23 de novembro de 2021, o Flamengo completa 40 anos da conquista de sua primeira Libertadores, em 1981. O título mudou a história do clube e de uma geração de craques, que também conquistou o Mundial pouco depois.
A data é marcante também por ter sido o dia da final contra o River Plate, em Lima, em que o Flamengo venceu por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato. No próximo sábado, contra o Palmeiras, no Uruguai, o time tem a chance de levantar a taça pela terceira vez.
Autor de quatro gols nos três jogos da final e artilheiro da campanha, Zico lembrou que o time tinha como característica ter sido formado na própria Gávea e ter muita amizade. Ele acredita que aquela geração, que teve o título da Libertadores como um dos pontos altos, ajudou na construção do que é o Flamengo hoje em dia, com a maior torcida do Brasil.
– Foi um dos momentos mais felizes e importantes de toda aquele geração. Além de ter sido um título inédito, foi a vitória do bom futebol sobre a violência. Nosso time foi amadurecendo ano após ano, a galera toda formada na Gávea, com muita amizade e carinho um pelo outro, além da qualidade técnica. Era um timaço realmente que marcou história e se manteve no topo por quase seis anos. Conquistamos mais títulos do que o clube havia conquistado em sua história. Então, hoje, se o Flamengo é o que é, com o crescimento da torcida, tem muito daquele grupo, que se entregou apesar dos problemas de estrutura. Tivemos sempre o carinho da torcida para nos empurrar. Demos conta do recado. Parabéns a toda galera rubro-negra por essa data de hoje – disse o Galinho ao ge.
Maestro do Flamengo, Júnior acredita que a conquista de 81 foi a mais marcante daquele geração por causa das dificuldades superadas durante a campanha. Ele considera que foi importante o time ter conseguido deixar de lado a violência do Cobreloa para conseguir levantar a taça.
– O título da Libertadores foi o mais importante de toda aquelas conquistas, de 78 a 83. Lógico que o Mundial é o principal para a história do clube e para a nossa, mas as dificuldades que tivemos na Libertadores foram muito maiores. Primeiro, o Cobreloa era um bom time. Segundo, todas as situações que enfrentamos em Santiago. Aquele momento foi importante ter o equilíbrio depois de tudo o que passamos, da violência, dos problemas com o árbitro Ramon Barreto… tudo isso. No vestiário, conversamos que nosso negócio era jogar bola, sem querer revidar. Isso foi o ponto mais importante até chegarmos em Montevidéu, onde vencemos até com a alguma dificuldade, porque o time era superior ao Cobreloa – disse Júnior.
Nunes lembrou da complicada trajetória na primeira fase, com a necessidade de jogo extra com o Atlético, um dos mais polêmicos da história da Libertadores. O Artilheiro das Decisões citou também a participação Claudio Coutinho, técnico responsável pela montagem do time.


ESPORTES
Chicago Fire Entra na Disputa pelo Passe de Neymar, Concorrendo com o Inter Miami
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO2 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL4 horas atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil