Search
Close this search box.
CUIABÁ

ESPORTES

Judô: Rafaela Silva conquista o bronze no Grand Slam de Tbilisi

Publicados

ESPORTES

O judô brasileiro marcou presença no pódio do Grand Slam de Tbilisi (Geórgia) nesta sexta-feira (3). Campeã olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, Rafaela Silva conquistou o bronze da categoria até 57 quilos (kg) ao superar a francesa Priscilla Gneto no combate valendo a medalha.

O feito é especial para a carioca de 30 anos, que foi ao pódio de um Grand Slam pela primeira vez desde que retornou ao circuito, no ano passado, após passar duas temporadas afastada por conta de doping. A punição, inclusive, deixou-a fora da Olimpíada de Tóquio (Japão). Rafaela foi liberada para competir novamente em 24 de agosto de 2021 e obteve duas medalhas internacionais desde então: um ouro no Grand Prix de Almada (Portugal) – torneio abaixo do Grand Slam – e um bronze no Campeonato Pan-Americano e da Oceania, em Lima (Peru).

“Tive uma lesão há duas semanas e estava incerto se conseguiria lutar, mas estou muito feliz com meu processo. Espero que seja uma virada de chave e que engate mais medalhas nas próximas competições, independentemente da cor, pois são pontos que me darão a classificação olímpica”, declarou Rafaela em postagem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) no Twitter.

Leia Também:  Atletas do Programa Olimpus são convocados para seleções brasileiras de esportes paralímpicos

A carioca ocupa, atualmente, o 18º lugar da categoria até 57 kg no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês). O terceiro lugar em Tbilisi renderá mais 500 pontos e deve aproximá-la do top dez. A competição é o último desafio do judô brasileiro antes do Campeonato Mundial de Tashkent (Uzbequistão), em outubro.

Rafaela estreou derrotando a turcomena Leyla Umidova. Na luta seguinte, foi superada pela sul-coreana Mimi Huh (que foi a campeã da categoria). Na repescagem, além de Gneto, a brasileira também bateu a cazaque Sevara Nishanbayeva.

Outros dois brasileiros chegaram à disputa pelo bronze na Geórgia, mas ficaram fora do pódio. Na categoria até 66 quilos, Willian Lima foi derrotado por ippon (golpe perfeito) pelo anfitrião Vazha Margvelashvili, vice-campeão olímpico. Na categoria até 48 kg, Amanda Lima foi desclassificada da luta contra a francesa Blondine Pont por realizar um movimento irregular e também acabou na quinta posição.

Leia Também:  Cuiabá enfrenta Bahia na Arena Pantanal pela Série A

Os demais judocas do país não avançaram para a briga por medalhas nas respectivas categorias. Natasha Ferreira (até 48 kg) perdeu na repescagem. Allan Kuwabara (até 60 kg), Eric Takabatake (até 66kg), Yasmim Lima (até 52kg) e Thayane Lemos (até 57kg) caíram na segunda rodada. Já Ryan Conceição (até 60kg) e Maria Taba (até 52kg) deixaram a competição na estreia.

A participação brasileira prossegue neste sábado (4), a partir das 4h30 (horário de Brasília), com Ketleyn Quadros, Tamires Crude (ambas até 63 kg), Luana Carvalho (até 70 kg), Julio Koda Filho (até 73 kg) e Vinícius Panini (até 81 kg). No domingo (5), começando às 5h, será a vez de Mayra Aguiar (até 78 kg), André Humberto (até 100 kg) e Juscelino Nascimento Júnior (acima de 100 kg). Nos dois dias as finais estão previstas para as 10h. A IJF exibe o evento ao vivo pelo site oficial da entidade.

Edição: Fábio Lisboa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Chicago Fire Entra na Disputa pelo Passe de Neymar, Concorrendo com o Inter Miami

Publicados

em

A possibilidade de Neymar jogar nos Estados Unidos ganha força, com clubes da Major League Soccer (MLS) intensificando os contatos para contar com o craque. De acordo com o jornal francês L’Equipe, o Chicago Fire entrou na disputa com o Inter Miami para contratar Neymar, que tem contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até o final da temporada 2024.

Ambos os clubes já teriam iniciado conversas com a equipe de Neymar para tentar concretizar o negócio para a próxima temporada. Em janeiro, o brasileiro revelou o desejo de reencontrar seus amigos Messi e Suárez, com quem jogou no Barcelona, e comentou sobre a possibilidade de reviver o trio no Inter Miami.

“Jogar novamente com Messi e Suárez seria incrível. Eles são meus amigos. Ainda nos falamos. Seria interessante reviver esse trio”, afirmou Neymar.

Em dezembro, Jorge Más, dono do Inter Miami, falou sobre o interesse no jogador, embora tenha destacado que é cedo para tratar de nomes específicos. David Beckham, também proprietário do clube, compartilhou do mesmo sonho.

Leia Também:  Copa: Austrália se reabilita de goleada para França e bate Tunísia

“Neymar é jogador do Al-Hilal. Não sei o que ele pretende, mas se quiser vir para os EUA e para o Inter Miami, quem não quer um jogador dessa categoria? Nosso objetivo é reforçar o elenco, mas temos limitações da liga e precisamos ter cuidado com isso”, declarou Más.

Neymar, que assinou contrato com o Al-Hilal em outubro de 2023 até junho de 2025, tem enfrentado uma série de lesões desde sua chegada ao clube árabe, incluindo uma ruptura do ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo, que o afastou por mais de 12 meses. Após retornar aos gramados em outubro, o atacante sofreu uma nova lesão, desta vez na coxa direita, que o impediu de jogar em 2024.

Embora tenha sido cogitada uma possível rescisão de contrato com o Al-Hilal, Neymar segue treinando e é uma das estrelas esperadas para o Super Mundial de Clubes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA