GERAL
Abertura dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024 emociona com superação e inclusão
GERAL
Na noite de quinta-feira, 27 de junho, o município de Várzea Grande brilhou ao sediar a abertura dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024, um evento marcante que celebra a força, a determinação e a inclusão. Com mais de 300 pessoas envolvidas entre professores do esporte e atletas de 15 municípios de Mato Grosso, a abertura do evento foi no ginásio poliesportivo “Julio Domingos de Campos” (Fiotão), que é o Centro Paralímpico do Estado.
Os municípios participantes são: Alta Floresta, Alto Paraguai, Alto Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. As competições vão até domingo, 30 de junho, abrangendo diversas modalidades como atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, badminton, halterofilismo e judô, divididas em categorias que vão do sub-11 ao absoluto.
A cerimônia de abertura foi um momento de grande emoção e simbolismo, com a entrada da tocha olímpica trazendo lágrimas aos olhos dos presentes. O atleta Miguel Wistoni, do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, iniciou o percurso da tocha. Miguel, que é cadeirante, utilizou um equipamento adaptado pela Federação Mato-grossense de Skate, e pode fazer o percurso em pé, mostrando que a tecnologia e a inovação podem transformar vidas.
Miguel passou a tocha para Maria Arruda Mux, de apenas 7 anos, uma atleta com síndrome de Down que já passou por três cirurgias cardíacas. Maria, que também é bailarina, encantou a todos com sua determinação e graça. Finalmente, a tocha foi entregue a Ana Carolina Duarte Ruas Custódio, uma atleta de 35 anos com deficiência visual. Ana Carolina, que já representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Atenas, Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio, acendeu a pira olímpica, simbolizando o espírito de superação e inclusão que permeia o evento. Já o juramento do atleta, foi feito por Bruna Batista Neves, que possui dificuldade de locomoção.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, expressou sua satisfação em sediar os jogos: “Nós somos centro de referência em esportes paralímpicos dentro do Estado. Fazer esse acolhimento, ter essa integração com os pais e atletas, sem dúvida, contribui para o convívio e a saúde dessas pessoas. Para mim, como prefeito, é uma satisfação enorme ver a cidade não apenas realizando obras físicas, mas também promovendo políticas públicas inclusivas para todos os cidadãos”.
Silvio Fidélis, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, destacou a importância do evento para Várzea Grande: “Hoje, estamos recebendo os Jogos Paralímpicos com 15 municípios e mais de 180 atletas. Somos referência em educação inclusiva e temos o Centro Paralímpico com sete modalidades. Investimos no esporte porque acreditamos no poder transformador que ele tem”.
David Moura, Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e ex-judoca brasileiro, também se emocionou ao falar do evento: “É um dia muito especial. Entrei na Secretaria e compreendi a importância do Esporte Paralímpico na gestão. Conheço grandes ídolos do esporte paralímpico e ver mais de 180 atletas aqui é indescritível. Este campeonato estadual representa um marco, o início de um novo ciclo para o esporte paralímpico em nosso estado. Agradeço à Prefeitura de Várzea Grande pela parceria e a todos que tornaram este evento possível”.
Além das competições, os Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024 servem como seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Este evento é uma celebração da diversidade e da capacidade humana de superar desafios, inspirando a todos com exemplos de coragem e determinação.
A competição esportiva que segue até domingo em locais de Várzea Grande e Cuiabá, reúne 180 atletas com deficiências física, intelectual e visual em disputas nas modalidades atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, badminton, halterofilismo e judô. Divididas por faixa etária, as disputas abrangem as categorias sub-11, sub-14, sub-16 e sub-18, com atletas de 9 a 17 anos. Haverá também disputas nas categorias adulto master (18 a 35 anos) e absoluto (36 anos ou mais).
Também prestigiaram a abertura o secretário adjunto da Secel-MT, Roberto Campos Correia Junior; a secretária-adjunta da Casa Civil de Mato Grosso, Claudia Cristina Ferraz; o conselheiro do Comitê Paralímpico de Mato Grosso, Marcino de Oliveira; o conselheiro do Conced-MT Alex Lili, o presidente da Federação de Desporto para Cegos, Udeilson Cezar de Arruda, os vereadores Pedro Paulo Tolares (presidente), Mauro Sergio Pereira, Braz Jaciro, Hilton Gusmão, Paulo Cezar Oliveira e Rosemary Prado. Além dos secretários municipais Cel Alessandro Ferreira (Defesa Social), Giorgio Gomes (Chefe de Gabinete) e Ismael Alves (Governo).
VÁRZEA GRANDE É REFERÊNCIA – A cidade de Várzea Grande, com seu compromisso com a inclusão e o esporte, acolheu de braços abertos atletas e espectadores, proporcionando uma experiência inesquecível e reafirmando seu papel como centro de referência em esportes paralímpicos no estado de Mato Grosso.
A superintendente de Esportes e Lazer de Várzea Grande, Anaíza da Silva Conceição, explicou que os Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024 são mais do que uma competição; “é uma celebração da vida e da capacidade humana de se superar, inspirando a todos nós com exemplos de coragem e determinação”, disse. Também lembrou que o Centro Paralímpico capacita profissionais da educação física para ensinar alunos com deficiência em todo estado.
Rodrigo Rafael Pires da Silva, professor de educação física da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SMECEL), falou sobre o impacto transformador do esporte na vida de alunos com deficiência:
“O esporte é extremamente importante, especialmente o esporte inclusivo, porque traz um lado mais humano para as crianças. Observamos que nossos alunos e atletas evoluem não apenas no campo esportivo, mas também no social e educacional. Temos hoje atletas com deficiência intelectual que estão cursando e se formando na faculdade, e outros que iniciaram seus próprios empreendimentos. Tudo isso graças ao esporte, que promove inclusão e mostra que eles podem alcançar muito mais. Eles não ficam mais à margem; mostramos que podem ser bem-sucedidos não só no esporte, onde muitos já são medalhistas, mas também em outras áreas da vida”.
Em relação à formação de professores, o Centro Paralímpico também atua na capacitação, com programas desenvolvidos em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Prefeitura de Várzea Grande. “Recebemos professores de diferentes regiões, e os professores da SMECEL também participam de capacitações externas. Este ano, já participamos de duas formações em outros estados, ampliando nosso conhecimento e práticas inclusivas”, disse a superintendente Anaíza da Silva Conceição.
EXEMPLOS QUE EMOCIONAM E INSPIRAM – Danitieli Souza Cordeiro Estropa, mãe de Isabela Souza Estropa Gonçalves, de 12 anos, compartilhou a inspiradora jornada de sua filha. Isabela, que tem síndrome de incontinência pigmentar, também conhecida como síndrome Sandra Bloch-Susie Berg, e paralisia cerebral, começou a frequentar o Centro Paralímpico há um ano, após ser convidada por vários professores. Inicialmente, ela se dedicou à bocha, mas rapidamente encontrou sua paixão no atletismo. A prática esportiva trouxe inúmeros benefícios para Isabela, desde a socialização até melhorias significativas na saúde.
“Isabela já compete em nível nacional, tendo se tornado vice-campeã e estabelecido recordes nacionais no arremesso de peso em sua categoria. Além do arremesso de peso, ela também se destaca no arremesso de disco. A atividade física funciona como uma terapia que fortalece o corpo de Isabela, aumentando a massa muscular e regulando indicadores de saúde como colesterol e vitaminas. Nunca imaginei que teria uma filha atleta, estou orgulhosa dela e com o apoio constante da família, quero que ela continue a se desenvolver e a crescer como atleta. Os coordenadores e professores do centro apostam muito no talento de Isabela, e a família sempre garante que ela tenha a liberdade de decidir sobre sua participação nas atividades esportivas”, afirmou a mãe.
Kayenne Caroline Alves Pereira conheceu o projeto paralímpico através do professor Altemir, um dos coordenadores. Ela começou no judô e, posteriormente, descobriu o atletismo, onde encontrou sua verdadeira paixão devido à sua força física, que é bem desenvolvida por conta da sua deficiência. Desde o final de 2022, kayenne tem se dedicado ao atletismo, e hoje, ela vislumbra uma carreira profissional no esporte.
“Eu sempre gostei muito de esportes. Além de serem bons para a saúde, eles melhoram nosso dia a dia, a convivência com outras pessoas, promovem a inclusão e proporcionam muita diversão. Nunca vejo o esporte apenas como trabalho, mas também como um momento de lazer. A prática esportiva trouxe muitos benefícios para mim, tanto na inclusão social quanto na formação de novas amizades. Hoje sou mais independente, já viajei sozinha para uma competição, algo que antes parecia impossível. Meu primeiro treino de natação durou um mês e meio, e consegui o segundo lugar em São Paulo. Foi uma experiência que me deixou muito feliz,” compartilhou, destacando a importância do esporte em sua vida.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
GERAL
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.
Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.
Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de
Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.
Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.
Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.
O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.
“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.
Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo
o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.
Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.
A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.
SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.
-
MATO GROSSO5 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO5 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO5 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO4 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO4 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO3 dias atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO2 dias atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS2 dias atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá