GERAL
Professora de MT com prima desaparecida em Petrópolis relata descaso de governantes: “Desde pequena vi tragédias”
GERAL
A professora de jornalismo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Eveline Baptistella, acompanha de Tangará da Serra, cidade onde vive, a busca e o sofrimento de seus familiares por sua prima, Laila Campos, de 67 anos, que está desaparecida desde o início dos deslizamentos em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.
Muito emocionada e abalada com a tragédia que fez com que 849 pessoas ficassem desabrigadas e 139 moressem, Eveline fez um desabafo à reportagem sobre o descaso do poder público com os moradores das encostas e áreas de risco da cidade petropolitana. “Tem deslizamento desde que eu era pequena, em 1988 eu era uma criança, vi corpos espalhados pelas ruas”, contou Eveline.
“Desde pequena vivi tragédias, tive várias pessoas que amo atingidas ao longo dos anos e quase nada muda, só piora”, falou. “[Os deslizamentos] não são um desastre natural apenas, é um desastre social, porque além da lacuna do poder público, da falta de consciência ambiental, é também fruto da desigualdade social”, comentou Eveline.
“[Essas famílias não têm culpa, elas precisam de casa, de dignidade. Ninguém vai morar em área de risco porque gosta ou porque quer”, contou. Sem condições emocionais para falar sobre o desaparecimento da prima e a dor de seus familiares, Eveline pediu para não comentar sobre o assunto, que lhe causa angústia. A reportagem do Olhar Direto atendeu ao pedido.
“Além da dor pela minha família, que é imensa, temos uma cidade inteira de luto, esses eventos vão ser cada vez mais frequentes e piores, nós precisamos ouvir a natureza, precisamos parar e rever nossa relação com o meio ambiente e o poder público precisa começar a olhar com seriedade para essas famílias e mudar a estrutura da cidade”, desabafou.
Eveline pediu que mato-grossenses interessados em ajudas façam doações para o Grupo de Resgates de Animais em Desastres (Grad) através do PIX: 04085146000138 (CNPJ). Também podem ser feitas doações com as seguintes informações:
Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis
Banco do Brasil
Agência: 2885-1
Conta: 127599-2
CNPJ 27.219.757/0001-27
Projeto SOS Serra
Doações Via PIX: (24) 99303-8885.
Solidariedade Petrópolis
Doações Via PIX: CNPJ- 30.836.216/0001-52.
Instituto Corrente do Bem
Doações Via PIX: 36719388000122
FONTE/ REPOST: LÁZARO THOR BORGES – OLHAR DIRETO
GERAL
Presentes que estão em alta em 2025: ideias “sem erro” para acertar no Natal, Ano Novo e Amigo Oculto em Cuiabá
Tecnologia, utilidades do dia a dia e itens funcionais lideram a lista de presentes mais procurados no fim de 2024 e prometem seguir em alta ao longo de 2025. Com a proximidade das festas de fim de ano, consumidores buscam opções que unam praticidade, bom custo-benefício e utilidade real no cotidiano.
A tendência é clara: presentes que não ficam esquecidos na gaveta. Produtos tecnológicos, itens para trabalho, lazer e consumo diário aparecem como apostas seguras para diferentes perfis e orçamentos.
Os smartphones continuam sendo um dos itens mais procurados nesta época do ano. A demanda cresce tanto por aparelhos básicos, voltados ao uso pessoal, quanto por modelos com maior desempenho, indicados para trabalho e jogos online.
Entre os destaques estão:
– Celulares para uso cotidiano, com boa performance e câmeras eficientes
– Modelos voltados ao uso profissional, ideais para aplicativos de trabalho e produtividade
– Smartphones com desempenho elevado para jogos online, um mercado em expansão
A variedade de marcas, modelos e preços torna o celular um presente viável para diferentes ocasiões e perfis de consumidores.
Fones de ouvido ganham espaço pela versatilidade
Outro item em alta são os fones de ouvido. Em 2025, eles deixaram de ser apenas um acessório e se tornaram parte da rotina de trabalho, estudo e lazer.
Os mais procurados são:
– Fones sem fio, com boa autonomia de bateria
– Modelos com qualidade sonora superior
– Opções confortáveis para uso prolongado
Por serem práticos e funcionais, aparecem com frequência como escolha para amigo oculto e confraternizações de fim de ano.
Tecnologia e entretenimento impulsionam novos hábitos
Com o crescimento dos jogos online e do consumo de conteúdo digital, aparelhos e acessórios tecnológicos voltados ao entretenimento seguem em alta. Smartphones com melhor desempenho gráfico e acessórios compatíveis ganham destaque, especialmente entre o público jovem, mas também entre adultos que utilizam a tecnologia como forma de lazer.
Perfumes importados mantêm espaço entre os clássicos
Mesmo com o avanço da tecnologia, os perfumes importados seguem como um dos presentes mais tradicionais e procurados. A preferência está em fragrâncias versáteis, que podem ser usadas em diferentes ocasiões, do dia a dia a eventos noturnos.
São escolhas recorrentes para:
– Natal
– Ano Novo
– Datas comemorativas e confraternizações
Vinhos, copos térmicos e utilidades práticas entram na lista
Itens úteis e funcionais continuam ganhando espaço nas escolhas de fim de ano. Vinhos e copos térmicos aparecem como alternativas seguras para quem busca um presente elegante, prático e com boa aceitação.
Esses produtos são especialmente indicados para:
– Amigo oculto
– Confraternizações empresariais
– Festas familiares e encontros informais
Presente ideal é aquele que acompanha a rotina
A principal tendência para 2025 é a valorização de presentes que realmente tenham utilidade ao longo do ano. Produtos que facilitam o dia a dia, contribuem para o trabalho, o lazer ou o bem-estar são os mais procurados neste período.
Em Cuiabá, consumidores encontram variedade de opções em tecnologia, utilidades e itens importados na LL Imports, localizada no Shopping Popular, reunindo alternativas para diferentes perfis e faixas de preço em um único espaço.
Confira:
– LL Imports
– Shopping Popular – Box 234
– Instagram: @llimportscba
– Entregas em todo estado
– Assistência Técnica