MATO GROSSO
A reciclagem e os benefícios à população e ao Meio Ambiente
MATO GROSSO
![]()
Vale ressaltar que o processo de reciclagem é minucioso e requer algumas etapas, e uma delas é a separação dos resíduos de forma correta. Sem os protocolos ideais não faz muito sentido, porque o resíduo separado incorretamente acaba sendo descartado nos aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país.
Outro ponto importante que envolve a reciclagem é a Educação Ambiental, onde todo o processo que envolve a coleta, a triagem e o processamento dos resíduos são aplicados, por isso é importante envolver crianças e adolescentes para que se torne algo corriqueiro e cultural. Além de ajudar na preservação e na conservação do meio ambiente, reciclar também é uma fonte de renda.
Talvez para algumas pessoas a destinação correta dos resíduos sejam tarefas diárias difíceis, mas posso afirmar que isso não é uma mudança de estilo de vida tão dramática. Uma dica importante para começar a colocar em prática a reciclagem é começar observando o seu ambiente, em casa ou no local de trabalho, é notável que existem mais resíduos recicláveis do que não recicláveis, quando perceber isso vai ver que fazer essa separação é algo prazeroso.
E veja só, quanto mais reciclamos, mais diminuímos os custos com limpeza urbana, evitamos a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, e dessa forma garantimos um meio ambiente sustentável para as gerações futuras.
Reciclar é um trabalho que eu comparo ao das formigas, um pouquinho daqui e um pouquinho dali e os resultados aparecem, o importante é cada um fazer a sua parte. Recicle, o planeta terra agradece!
Virginia Mendes é economista, primeira-dama de MT e voluntária na Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO6 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão