MATO GROSSO
Ação Celebra Cuiabá+Verde presenteia a cidade com 4 mil mudas de árvores nativas
MATO GROSSO
Para celebrar o aniversário de 304 anos de Cuiabá, o Sesc Mato Grosso e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal se uniram para presentear a capital mato-grossense com mais vida, mais cores e mais natureza. A ação Celebra Cuiabá+Verde irá distribuir gratuitamente para a população cuiabana 4 mil mudas de espécies nativas do Pantanal e do Cerrado. A distribuição será realizada nos dias 6 de abril, das 18h às 21h, e 8 de abril, das 17h às 20h, no Sesc Arsenal.
O Celebra Cuiabá+Verde é uma ação integrada entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros, o Departamento Nacional do Sesc, cujo diretor-geral é Jose Carlos Cirilo; e o Sistema Fecomércio Mato Grosso, liderado por José Wenceslau de Souza Júnior.
O diretor-regional do Sesc-MT, Allan Baccar Serotini, afirma que a parceria entre as casas possibilita mais uma atração ao evento ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, no Sesc Arsenal. “Devolver à Cuiabá o título de ‘Cidade Verde’ é mais uma homenagem que prestamos no aniversário da capital. Todos que passarem pela unidade Arsenal vão poder retornar para suas casas com uma muda nativa. Assim, melhoramos nossa qualidade de vida de forma coletiva”.
As mudas doadas são provenientes de viveiros da iniciativa Aquarela Pantanal, localizados nas comunidades pantaneiras de Capão do Angico, em Poconé, e São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço. O projeto promove o desenvolvimento comunitário e gera renda para dezenas de famílias, ao mesmo tempo em que contribui para a recuperação de áreas do bioma atingidas pelos grandes incêndios de 2020.
Recentemente, recebeu o prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade 2023 de “Melhor Exemplo de Mobilização Comunitária”, em prol do meio ambiente do país. Saiba mais sobre a iniciativa, aqui.
Serão distribuídas mudas de 25 espécies nativas ornamentais e frutíferas, entre elas Acaiá, Acuri, Bocaíuva, Jatobá e Ipês de diversas cores. “A arborização é fundamental para amenizar o calor intenso no meio urbano, para a purificação do ar da cidade, para o aumento do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas e também das diversas espécies de animais, principalmente aves, que convivem conosco nesse ambiente, além de tornar a paisagem muito mais bonita. Cuidar de Cuiabá, das pessoas e da natureza daqui, também é cuidar do Pantanal, afinal o rio Cuiabá é um dos principais formadores da planície pantaneira”, explicou a gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália.
Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá
A ação ocorre dentro da programação do ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, que promove uma série de atividades em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense. No dia 6 de abril, além do tradicional Bulixo, a programação conta com apresentação do grupo de Siriri Flor do Atalaia e um grande show com Roberto Lucialdo e Banda. No dia 8 de abril o show fica por conta do trio Pescuma, Henrique e Claudinho. Clique para ver a programação completa.
SERVIÇO
Celebra Cuiabá + Verde – Distribuição de mudas nativas do Pantanal
Data: 6 de abril (quinta-feira), das 18h às 21h | 8 de abril (sábado), das 17h às 20h
Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Realização: Polo Socioambiental Sesc Pantanal e Sesc Mato Grosso
Entrada gratuita
At.te.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.