15 de Março de 2025
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Ação idealizada pela primeira-dama de MT ajuda colocar comida na mesa das famílias que precisam de apoio

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Nesta quinta-feira (28.12), foi a vez das entidades Associação dos Defensores do Meio Ambiente de Cuiabá (ADEMAC), no Bairro Jardim Brasil, e Coleta Cuiabá, localizada no Bairro Novo Horizonte, serem contempladas com as cestas especiais de Natal. A ação, coordenada e idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania Setasc, atendeu 935 famílias devidamente cadastradas.


O presidente da ADEMAC, Márcio Miranda, e sua esposa Regina Miranda, voluntária nas atividades, destacaram a importância das entregas, e agradeceram a primeira-dama de Mato Grosso por estar sempre olhando pelos que mais precisam.

“É muito importante esse apoio que o Governo de MT nos dá por meio do programa SER Família Solidário com o olhar atento da primeira-dama Virginia Mendes, porque ainda temos famílias que a pós-pandemia deixou rastros, e ainda não têm condições de se manterem sozinhas. Quando as cestas chegam, ajudam a trazer um pouco mais de conforto na mesas dessas famílias. Os recursos aplicados no social pelo Governo estão chegando a quem mais precisa, esse cuidado que a primeira-dama do Estado tem é o olhar humano, somos gratos por tudo o que ela tem feito”.

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“A primeira-dama Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes revolucionaram a maneira de fazer gestão em nosso Estado. Desde a pandemia ela arregaçou as mangas e esse trabalho nunca parou, se não fosse a responsabilidade de um trabalho feito com seriedade muitas famílias não estariam sendo assistidas”, afirmou Regina Miranda.


Dona Inês Antônia Marques de Souza, perto de completar 73 anos, é aposentada por invalidez, mas literalmente é uma lutadora, devido a uma depressão. Ela encontrou no Jiu-jítsu forças para vencer a doença, já conquistou várias medalhas em sua categoria. Ela recebe apenas um salário mínimo, mas devido uma reforma que teve que fazer no telhado ela ficou endividada e recebe apenas R$ 750. O recurso é limitado para custear as contas diárias. Para ela as cestas de alimentos fazem diferença.

“O dia que recebi a cesta agradeci muito, eu tinha apenas meio copo de arroz. Não ter comida na mesa é muito triste, eu sei o que é isso, mas graças a Deus existem pessoas boas que sabem trabalhar pelo povo, a dona Virginia é uma bênção em nossas vidas. Ela pode ser mais nova que eu, mas eu a considero minha mãezinha”, contou dona Inês.

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As entregas desta etapa encerram neste sábado (30.12). De acordo com o balanço da Setasc somente este ano na Baixada Cuiabana foram entregues 53.880 cestas incluindo as especiais; em Cuiabá 28.830, além dos 19.500 kits de doces para as crianças no Natal; os demais municípios do Estado foram 277.233. Entre cestas e Kits do SER Família Solidário e as cestas especiais foram entregues 360 mil cestas de alimentos. Desde 2020, quando o programa teve início, mais de 1,5 milhão de cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza foram entregues.

Fonte: Governo MT – MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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