MATO GROSSO
Acessibilidade é vistoriada por equipe técnica da Semob em torno da Câmara de Cuiabá
MATO GROSSO
A acessibilidade em torno da Câmara Municipal de Cuiabá foi vistoriada nesta manhã de quinta-feira (09), pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), acompanhada da Comissão permanente de Acessibilidade da Casa de Leis, para estudo de adequação.
Após a vistoria, a equipe foi recebida pelo presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), com a participação dos membros da Comissão permanente de Acessibilidade da Casa, onde deixou claro que “será feito o que é necessário e justo”, para adequação do em torno.
“Fizemos algumas reuniões interna nesta Casa, com representantes de pessoas com deficiência e assumimos alguns compromissos e estamos começando a cumpri-los. Hoje veio uma equipe técnica da Semob, que fez as primeiras vistorias e virá novamente fazer as medições e projetos para as correções”, declarou.
Chico 2000 ainda enfatizou que a Câmara estará resolvendo o que for de sua obrigação e o que for de competência do município, ele acredita que também será resolvido.
A diretora técnica da Semob, engenheira Adrielle Martins citou que durante a vistoria foram feitos alguns levantamentos e foram observadas algumas ausências nas calçadas de rampas, de piso tátil, e outros.
“É por meio desse levantamento que vamos ter condições de trabalhar de forma a ajustar e promover a acessibilidade em torno da Câmara de Cuiabá”.
Para o membro da Comissão interna permanente de Acessibilidade, o servidor Odenilton Santos, o presidente tem acolhido a Comissão, dando todo respaldo para sua atuação e afirmou que está sendo “encaminhado as reivindicações, e isso leva a uma construção de uma cultura inclusiva na Casa de Leis e será revertida para toda sociedade”.
Ao término da reunião, o presidente Chico 2000 anunciou que será feito uma comunicação interna, para ser encaminhada aos 25 gabinetes, a presidência e as 10 secretarias da Câmara, informando que haverá diariamente uma fiscalização para observar se as vagas existentes destinadas à pessoa com deficiência e idoso estão sendo ocupadas de forma irregular.
“Após a fiscalização, caso encontro uma dessas vagas sendo ocupada de forma irregular, a orientação é comunicar àSemob para que providências sejam tomadas. A educação no trânsito deve começar aqui dentro, para a partir daí tenhamos condições de cobrar da sociedade”, pontuou.
Participaram também da reunião a agente municipal de trânsito e transporte, supervisora de sinalização, Nerimarcia Alves Pereira, membro da Comissão permanente de Acessibilidade da Câmara de Cuiabá, Mauro Germano, secretário de Ações Institucionais, Charles Dias e o secretário de gestão administrativa, Rubens Vuolo Júnior.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO3 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS2 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO6 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica