Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Acessibilidade é vistoriada por equipe técnica da Semob em torno da Câmara de Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A acessibilidade em torno da Câmara Municipal de Cuiabá foi vistoriada nesta manhã de quinta-feira (09), pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), acompanhada da Comissão permanente de Acessibilidade da Casa de Leis, para estudo de adequação.

Após a vistoria, a equipe foi recebida pelo presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), com a participação dos membros da Comissão permanente de Acessibilidade da Casa, onde deixou claro que “será feito o que é necessário e justo”, para adequação do em torno.

“Fizemos algumas reuniões interna nesta Casa, com representantes de pessoas com deficiência e assumimos alguns compromissos e estamos começando a cumpri-los. Hoje veio uma equipe técnica da Semob, que fez as primeiras vistorias e virá novamente fazer as medições e projetos para as correções”, declarou.

Chico 2000 ainda enfatizou que a Câmara estará resolvendo o que for de sua obrigação e o que for de competência do município, ele acredita que também será resolvido.

A diretora técnica da Semob, engenheira Adrielle Martins citou que durante a vistoria foram feitos alguns levantamentos e foram observadas algumas ausências nas calçadas de rampas, de piso tátil, e outros.

Leia Também:  Botelho lidera aprovação da Secretaria Estadual de Justiça em regime de urgência

“É por meio desse levantamento que vamos ter condições de trabalhar de forma a ajustar e promover a acessibilidade em torno da Câmara de Cuiabá”.

Para o membro da Comissão interna permanente de Acessibilidade, o servidor Odenilton Santos, o presidente tem acolhido a Comissão, dando todo respaldo para sua atuação e afirmou que está sendo “encaminhado as reivindicações, e isso leva a uma construção de uma cultura inclusiva na Casa de Leis e será revertida para toda sociedade”.

Ao término da reunião, o presidente Chico 2000 anunciou que será feito uma comunicação interna, para ser encaminhada aos 25 gabinetes, a presidência e as 10 secretarias da Câmara, informando que haverá diariamente uma fiscalização para observar se as vagas existentes destinadas à pessoa com deficiência e idoso estão sendo ocupadas de forma irregular.

“Após a fiscalização, caso encontro uma dessas vagas sendo ocupada de forma irregular, a orientação é comunicar àSemob para que providências sejam tomadas. A educação no trânsito deve começar aqui dentro, para a partir daí tenhamos condições de cobrar da sociedade”, pontuou.

Leia Também:  Governo de MT transmitiu mais de 380 sessões de licitação em três anos

Participaram também da reunião a agente municipal de trânsito e transporte, supervisora de sinalização, Nerimarcia Alves Pereira, membro da Comissão permanente de Acessibilidade da Câmara de Cuiabá, Mauro Germano, secretário de Ações Institucionais, Charles Dias e o secretário de gestão administrativa, Rubens Vuolo Júnior.

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Botelho lidera aprovação da Secretaria Estadual de Justiça em regime de urgência

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA