Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Anvisa amplia a divulgação sobre a prescrição de antibióticos por enfermeiros: docente de enfermagem analisa avanços e desafios

Publicados

MATO GROSSO

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou uma ampliação na divulgação das diretrizes que permitem a prescrição de medicamentos, incluindo antibióticos, por enfermeiros em estados e municípios brasileiros. Essa decisão marca um importante passo para consolidar a atuação da Enfermagem como uma profissão de extrema importância na atenção à saúde.

Pedro Ibarra, docente de Enfermagem da Faculdade Serra Dourada, da Trivento Educação, falou da relevância dessa mudança: “Como Enfermeiro e professor, a notícia sobre a possibilidade de farmácias privadas venderem antibióticos prescritos por enfermeiros reflete um importante avanço na consolidação da Enfermagem como profissão essencial na atenção à saúde.” Ele enfatiza que a legislação já existente, como a Lei nº 7.498/1986 e a Portaria 2.436/2017, garante o direito dos enfermeiros(as) de prescreverem medicamentos dentro de protocolos estabelecidos. No entanto, Pedro alerta que essa prática ainda é subutilizada, frequentemente devido à falta de conhecimento por parte de gestores e da população.

A ampliação da divulgação não se limita apenas à prescrição. o docente ressalta a importância de uma integração com os órgãos de Vigilância Sanitária e com as farmácias privadas. “É fundamental que, além de fortalecer a divulgação sobre a prescrição de antibióticos por enfermeiros(as), reforcemos a importância de um alinhamento com os órgãos de Vigilância Sanitária e com as farmácias privadas. Essa integração ajudará a consolidar o papel do enfermeiro(a) como prescritor, facilitando o acesso da população aos cuidados primários e aos medicamentos necessários.”

Leia Também:  ANTT autoriza aumento nos valores de pedágios na 163; tabela

Nesse cenário, iniciativas educacionais como o Projeto de Extensão sobre o Descarte de Medicamentos, que envolve alunos de Enfermagem e Farmácia da IES, ganham destaque. “Esse projeto desempenha um papel educativo e preventivo. Ele não apenas orienta sobre o uso correto dos medicamentos, mas também combate o desperdício e o descarte inadequado, que podem causar graves impactos ambientais e de saúde pública,” explica Ibarra. Ao promover ações desse tipo, é possível ampliar o alcance da educação em saúde, garantindo que os pacientes utilizem antibióticos de forma consciente e contribuam para a redução da resistência bacteriana, um problema crítico no sistema de saúde atual.

“O reconhecimento do enfermeiro como prescritor não apenas desafoga outros níveis de atenção, como também aproxima o profissional da comunidade, promovendo um cuidado mais integrado, acessível e qualificado,” conclui Ibarra. Ele enfatiza a necessidade de continuar fortalecendo a capacitação dos profissionais de Enfermagem e o engajamento da população para que esses direitos e serviços sejam amplamente reconhecidos e utilizados.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Programa de aceleração do Governo fortalece negócios da economia criativa em Mato Grosso

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA