MATO GROSSO
Aprovada na câmara de Sorriso a criação da Guarda Civil
MATO GROSSO
A câmara municipal aprovou, ontem à noite, em sessão, a transformação da Guarda Municipal de Trânsito em Guarda Civil Municipal. A lei vai ser sancionada pelo prefeito Ari Lafin e os integrantes devem, futuramente, trabalhar armados atuando em outras esferas no setor de segurança pública. De acordo com o secretário de Segurança, José Carlos Moura, o próximo passo será “procurar a Polícia Federal, estabelecer o pedido de convênios.” “Estes guardas precisam fazer exames psicológicos e, após isso será feito um curso de formação com hora exigida, todo este critério e depois vamos adquirir as armas, um caminho que tem vários requisitos e vamos cumprir integralmente, sempre seguindo as ordens da Polícia Federal, para que a gente não desvia deste foco.”
O secretário acrescentou que “temos como exemplo a Guarda Civil de Lucas do Rio Verde, de Sinop que passaram por este mesmo caminho. Então temos a oportunidade de errar menos e até falaram que vão nos ajudar, porque em Lucas do Rio Verde, recentemente eles pegaram armas e estão trabalhando”, detalhou o secretário.
Segundo o coordenador da Guarda de Trânsito, Márcio Pires, “é uma oportunidade que nós temos de fazer o curso, aprender cada vez mais, mas principalmente estarmos protegidos também para trabalhar junto às forças de segurança, igual já trabalhamos, mas como foi dito pelas autoridades, somos os únicos que não estão usando armas letais, usando Sparks. Tivemos inúmeras situações de risco já, que vem acontecendo e todas as cidades vem fazendo essa readequação em duas guardas municipais”, analisou.
Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias/Lucas Torres)
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.