Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Assembleia vai debater o programa BID Pantanal em quatro audiências

Publicados

MATO GROSSO

Cerca de R$ 1 bilhão poderão ser destinados, a partir do ano que vem, a 12 municípios mato-grossenses por meio do Programa de Desenvolvimento do Pantanal, o chamado BID Pantanal. O objetivo é investir em preservação ambiental, saneamento, economia sustentável, tecnologia e ações sociais.

Para discutir as demandas  locais, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai realizar quatro audiências públicas onde vai ouvir cientistas, organizações civis, ONGs e a sociedade em geral. A primeira será nesta terça-feira (12), às 19h, na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger.

O requerimento desta audiência é de autoria do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) e tem como coautor o deputado estadual Wilson Santos (PSD) que lembra que o programa deverá atender todo o Vale do Rio Cuiabá e também o estado do Mato Grosso do Sul.

Wilson lembrou que o Bid Pantanal foi criado na década de 2000 durante o governo do atual deputado estadual Júlio Campos e encampado pelo ex-governador Dante de Oliveira (in memorian). Mas, “engavetado em 2003″.

“O BID Pantanal foi o único projeto estruturante do Pantanal criado até aqui. Previa investimentos de US$ 400 milhões para cuidar de saneamento básico na Baixada Cuiabana, em Cáceres e outras regiões do estado. Para nossa sorte, agora, o senador Carlos Fávaro, atual ministro da Agricultura e Pecuária, conseguiu reaver o projeto e vamos discutir as ações em prol do Mato Grosso junto à sociedade. Queremos rever as demandas e atualizar as metas do programa para que ele surta efeitos positivos no nosso estado”, explicou Wilson Santos.

Leia Também:  Contas do Governo de MT têm parecer prévio favorável aprovado no TCE; solidez fiscal e eficiência são destaques

As outras três audiências vão acontecer em Poconé (15), às 19h; Cáceres (19), às 14h30; e Barra do Bugres (21), às 19h; sempre na sede das Câmaras Municipais. Para estes municípios, os requerimentos foram assinados pelos deputados Wilson Santos, Eduardo Botelho (União), Lúdio Cabral (PT) e Chico Guarnieri (PTB).

Vale ressaltar que a superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso está visitando os 12 municípios que integram o bioma Pantanal no estado para identificar propostas de projetos que se enquadrem nos objetivos do programa e subsidiar a carta-consulta que irá requerer os recursos.

As visitas irão levantar informações, captar e avaliar sugestões de projetos envolvendo renda, saneamento, infraestrutura e educação, com interface na agropecuária, junto às prefeituras e à sociedade organizada.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: usuários mostram terminal de VG completamente lotado

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA