MATO GROSSO
Calor causa mal-estar, abstenção passou de 50% no Enem dos Concursos
MATO GROSSO
Com temperatura elevada, passando de 40 graus, candidatos ao ‘Enem dos Concursos’ relataram mal-estar durante a prova realizada ontem (18) devido à falta de ar-condicionado nas salas de uma faculdade, em Cuiabá. Mais de 50 mil candidatos se inscreveram para o exame em Mato Grosso, com 24,8 mil pessoas realizando a prova na capital.
A ministra de Inovação e Gestão, Esther Dweck, destacou, no balanço sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), que 1 milhão de pessoas participaram das provas no país, enquanto 2,1 milhões se inscreveram, resultando em uma abstenção de cerca de 52% a 53%. Não foram divulgados os dados por estado. Relatos nas redes sociais indicaram muitas cadeiras vazias nas salas de prova em várias cidades. Apesar disso, Dweck afirmou que as poucas intercorrências registradas, atingindo 0,2% dos locais, não comprometeram a realização do concurso. (G1/O Globo)
Confira aqui os cadernos de prova (G1)
Semana começa com onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou MT sob aviso de perigo associado a uma onda de calor nesta semana. Cuiabá pode registrar máximas de 40°C em mais de um dia na semana. As temperaturas vão subir muito em diversas cidades. O estado está em alerta amarelo devido ao calor e à baixa umidade que chega a apenas 14% (o recomendado é acima de 60%). Não há previsão de chuva e o sol será forte com poucas nuvens no céu. (Primeira Página)
Antas e veados mortos foram encontrados por agentes do ICMBio em meio à seca severa e aos incêndios que atingem o Pantanal. O órgão tem atuado no monitoramento da fauna silvestre atingida. Os animais resgatados são levados para locais especializados no cuidado e na reabilitação. (G1)
Um corixo antrópico na Transpantaneira está sendo o único lugar de refúgio para os animais matarem a sede e se refrescar neste período de seca. O ponto de apoio armazena água no período da chuva e também recebe água do subsolo captada por um poço tubular. (MPMT)
Juína, no Norte do estado, enfrentou uma situação oposta na última sexta-feira (16). Um temporal causou destruição, especialmente em uma área a 15 quilômetros do centro da cidade, onde casas foram destelhadas e fachadas completamente destruídas. (MidiaJur)
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.