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‘Carros voadores’ com 12 milhões de passageiros por ano: as metas para o eVTOL da Embraer

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A Eve, subsidiária da Embraer que está construindo um “carro voador”, espera alcançar 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A aeronave, chamada oficialmente de eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), deve operar comercialmente na capital paulista a partir de 2026, segundo a empresa.

Os números foram apresentados na quinta-feira (9) junto a uma parceria da Eve com a empresa de logística DHL Supply Chain para planejar a cadeira de suprimentos de peças da aeronave, que será fabricada em Taubaté (SP).

As projeções incluem a quantidade de eVTOLs e de vertiportos, como são chamados os pontos de chegada e partida dos eVTOLs. A operação das aeronaves e dos terminais será feita por empresas parceirasConfira os números abaixo.

São Paulo

  • 🛫 Vertiportos: 8 em 2026; 36 em 2035
  • 💺 eVTOLs: de 50 a 70 em 2026; 450 em 2035
  • 👥 Passageiros: 900 mil por ano em 2026; 8,2 milhões por ano em 2035
  • 🌎 Rotas: mais de 200 em 2035
  • 💵 Receita: US$ 410 milhões (R$ 2 bilhões) em 2035
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Rio de Janeiro

  • 🛫 Vertiportos: 6 em 2026; 30 em 2035
  • 💺 eVTOLs: de 25 a 35 em 2026; 245 em 2035
  • 👥 Passageiros: 400 mil por ano em 2026; 4,5 milhões por ano em 2035
  • 🌎 Rotas: mais de 100 em 2035
  • 💵 Receita: US$ 220 milhões (R$ 1 bilhão) em 2035

 

eVTOL vai começar operação com espaço para quatro passageiros mais um piloto — Foto: Divulgação/Eve

eVTOL vai começar operação com espaço para quatro passageiros mais um piloto — Foto: Divulgação/Eve

A Eve afirma que já recebeu cartas de intenções – etapa anterior à compra – para 2.850 eVTOLs e que, cada veículo, custará cerca de US$ 3 milhões (R$ 15 milhões). A empresa informou que o protótipo em escala real começou a ser montado e diz que o primeiro voo de teste poderá acontecer em 2024.

Os executivos da subsidiária da Embraer alegam que, para o “carro voador” entrar em operação, será preciso flexibilizar regras atuais que focam em helicópteros.

A Eve e a empresa de taxi aéreo Helisul poderão sugerir mudanças na cidade do Rio de Janeiro. Elas foram selecionadas no programa Sandbox.Rio, em que empresas podem lançar serviços em caráter experimental com menos burocracia.

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“Se você pegar as regras de helicóptero hoje, elas não se adaptam 100% para o eVTOL. O sandbox é uma oportunidade excelente que a gente tem de mostrar que o eVTOL será seguro, mas que regras e regulamentos têm que ser modificados”, disse o vice-presidente de serviços da Eve, Luiz Mauad.

 

E, ainda que o termo “carro voador” tenha se popularizado, a empresa esclarece que os eVTOLS não seguirão o modelo de carros particulares, que podem ser comprados por qualquer pessoa. Em vez disso, as aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos como Uber e 99.

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MCDIA FELIZ: Saiba como comprar os tíquetes antecipados e ajudar a AACCMT

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A Associação dos Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT), é uma das instituições beneficiadas pelo McDia Feliz 2025 e já iniciou a venda antecipada dos tíquetes digitais da 37ª edição da campanha, a maior ação de mobilização em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil.

Em 2025, o McDia Feliz acontecerá no dia 23 de agosto (sábado), com a venda antecipada dos tíquetes do Big Mac já disponíveis pelo e-commerce (https://www.mcdiafeliz.org.br/instituicoes/beneficiadas/112269c2-fa1e-11ed-83ab-122d734ae8cf/colecao) no valor de R$20 ou para venda física com os voluntários das instituições.

“Cada tíquete vendido representa mais do que um lanche. Representa apoio, tratamento e esperança para centenas de crianças e adolescentes atendidos pela nossa instituição. Contamos com a sua participação nessa corrente do bem. Juntos, somos mais fortes na luta contra o câncer infantojuvenil”, ressaltou Perolina Cezar, coordenadora da campanha da AACCMT.

Neste ano, a 37ª edição do McDia Feliz beneficiará 75 projetos de 48 instituições localizadas nas cinco regiões do país, todas dedicadas à oncologia pediátrica. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, uma organização social sem fins lucrativos que, há mais de 26 anos, promove a saúde e o bem-estar de crianças, jovens e suas famílias, contribuindo para aumentar as chances de cura da doença no Brasil.

Conforme publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil, com um novo caso diagnosticado a cada hora. Diante desse cenário, a CEO do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, reforça a importância do engajamento coletivo na campanha:

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“O McDia Feliz é mais do que uma campanha — é um movimento de solidariedade que mobiliza o país em torno de uma causa urgente e transformadora. É uma chance de falarmos com nossas famílias sobre empatia, de nos unirmos por um propósito e de levarmos esperança para quem enfrenta uma das jornadas mais difíceis da vida. Cada tíquete vendido, cada Big Mac doado, representa mais acesso ao tratamento, mais dignidade e mais chances de cura para milhares de crianças e adolescentes”, destaca Bianca.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$425 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

Sobre a AACCMT

A AACCMT oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. De acordo com o levantamento mais recente da diretoria, ao longo de 26 anos, a AACCMT atendeu 839 crianças e realizou mais de 22 mil atendimentos.

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Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald há mais de 26 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil. Para atingir esse objetivo, o Instituto trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

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