MATO GROSSO
‘Cavado meteorológico’ diminui temperatura em Sinop, Sorriso, Lucas e Mutum, diz instituto
MATO GROSSO
Nos últimos dias a temperatura vem baixando no Estado e, segundo o Instituto Clima Tempo, a semana vai ser encerrada com nuvens carregadas no Centro-Oeste. A queda de temperatura ocorreu devido a um “cavado” meteorológico, que é a uma região na atmosfera onde há ondulação no fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul.
O sábado amanheceu com temperatura média de 24° em Sinop, a menor temperatura registrada esta semana, e também em Sorriso, Lucas do Rio Verde e em Nova Mutum mínima de 21°. A probabilidade de chuvas hoje é de 67% durante todo o dia, amanhã a mínima é de 22° e máxima 29°. Já na segunda, a semana inicia com mínima de 21° e máxima de 31°, com 90% de chances de pancadas de chuva à tarde e noite.
Em Cuiabá e em Rondonópolis, a máxima de hoje é de 33°, com 90% de possibilidade de chuvas à tarde. No domingo a máxima não deve passar os 32°, com mínima de 23° e, na segunda 24° com máxima de 33°.
Já em Guarantã do Norte, a máxima prevista hoje e amanhã é de 29°, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, na segunda a mínima é de 21° e a máxima chega a 31°. Em Tangará da Serra, não há previsão de chuvas hoje, com máxima de 32°, porém no domingo as chances são de 90% de pancadas de chuva, com mínima de 21° e máxima de 30°.
Só Notícias/Ana Dhein (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)


MATO GROSSO
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá

O vereador Alex Rodrigues realizou nesta quarta-feira (30) uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para discutir o andamento das obras do BRT em Cuiabá. Durante o encontro, Alex cobrou maior diálogo entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal, destacando que os transtornos causados pelas obras têm afetado diretamente a vida dos cuiabanos e mato-grossenses.
A reunião foi mais um desdobramento da audiência pública promovida pela Câmara para debater os prazos e soluções para o projeto. Na ocasião, a ausência de representantes do governo estadual gerou indignação entre os parlamentares. Alex Rodrigues, que preside a Comissão de Obras, não escondeu sua frustração.
“A política seria para dar resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da Comissão de Obras”, afirmou o vereador.
Os atrasos nas obras do BRT têm provocado caos no trânsito da capital, principalmente em vias movimentadas como as avenidas do CPA, Fernando Corrêa e Tenente Coronel Duarte (Prainha). Esta última ainda não possui solução definitiva para os alagamentos recorrentes, o que ameaça comprometer o funcionamento dos futuros ônibus elétricos previstos para o sistema.
Boa parte dos atrasos está relacionada a entraves entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. Contratado em 2022 por R$ 468 milhões, o consórcio alega que o anteprojeto da obra não contemplou elementos essenciais como a macrodrenagem da Prainha, dificultando a execução do cronograma.
Durante a audiência realizada no dia 14 de março de 2025, os vereadores reiteraram o compromisso com a transparência e o interesse público. A Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal deverá realizar, nos próximos dias, uma visita técnica aos canteiros de obras. O objetivo é avaliar in loco os avanços e entraves da execução.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, ressaltou Alex Rodrigues.
A Câmara Municipal seguirá promovendo debates e fiscalizando a obra, com o objetivo de garantir que o projeto avance com responsabilidade e atenda de fato às necessidades da cidade. Para Alex, o envolvimento da população e o diálogo institucional são fundamentais para superar os obstáculos e garantir a entrega da obra.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
AACCMT completa 26 anos com mais de 20 mil atendimentos a crianças e adolescentes com câncer
-
MATO GROSSO2 dias atrás
“Efêmera Relíquia” abre a temporada 2025 na Casa do Parque — um encontro entre o tempo e a poesia
-
ARTIGOS6 dias atrás
“Diagnóstico precoce é chave para prevenir complicações”, destaca especialista
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Advogado criminalista estreia série de lives sobre Direito de Defesa no Instagram