MATO GROSSO
Chico 2000 bate o pé e diz que não vai aceitar decisão de cima pra baixo
MATO GROSSO
A crise no PL de Cuiabá está longe de ter um final feliz, a cada dia o presidente do partido na capital o vereador Chico 2000 dá sinais que não vai aceitar de guela baixo a posição do partido a em relação à candidatura do deputado federal Abílio Júnior (PL) a prefeitura de Cuiabá.
Segundo Chico, Cuiabá “tem galo que canta” afirmando que ele é o responsável pela organização da legenda no diretório municipal. “Eu quero dizer que no terreiro municipal do PL tem um galo que canta. Ali não é do jeito que querem ou do jeito que acham que deve ser esse galo que canta. É o galo que paga o advogado, que paga o contador, que supre as despesas do diretório municipal”, afirmou o vereador, em entrevista ao site Conexão Poder.
O vereador afirmou que não vai aceitar ordens vindas de “cima para baixo”, caso contrário, pede que o expulsem do partido. “Então o que qualquer decisão que traz reflexo a esse diretório, que é comandado com respeito, com zelo, precisa ser conversado. Não pode vir de cima para baixo. Se for para vir de cima para baixo, então intervenham, me expulsem e aí façam o que querem”, criticou.
Nas eleições de 2020, o vereador foi o último dos 25 mais votados para o Legislativo Municipal, com 1.281. Na mesma eleição, o então vereador Abílio disputou a prefeitura, tendo inclusive vencendo o primeiro turno, mas sofreu uma virada no segundo turno das eleições, pendendo de 51,15%, contra seus 48,85%.
RBMT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.