Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cine Teatro Cuiabá recebe festival com espetáculos gratuitos ao público

Publicados

MATO GROSSO

O 1º Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro traz ao palco do Cine Teatro Cuiabá espetáculos com temáticas para todos os públicos, a partir desta quinta-feira (30.01), às 19h30. As apresentações são gratuitas e seguem até dia 01 de abril, incluindo peças, minidocumentário em homenagem ao artista homenageado e palestra.

Os espetáculos produzidos por grupos de teatro, companhias, coletivos e artistas foram selecionados via edital. O evento, que tem o objetivo de valorizar a cultura e as artes cênicas de Mato Grosso, é realizado pela Associação Cultural Cena Onze com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“O festival fortalece o teatro na medida em que fomenta a criação e a produção artística regional, além de contribuir para a troca de experiências entre os artistas e promover o acesso das artes cênicas para a população”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.Além de apresentações artísticas, a programação inclui a exibição de um minidocumentário sobre a vida e obra de Luiz Carlos Ribeiro, artista homenageado no festival. Haverá também uma exposição no foyer do Cine Teatro Cuiabá com fotos, adereços, figurinos e cenários das peças que ele escreveu, dirigiu e atuou.

Leia Também:  Júlio Campos diz que União Brasil tem quadros, e prega cautela na escolha de vice de Kalil “Vamos escolher com paciência, sem precipitação”

“O 1º Festival Luiz Carlos Ribeiro é uma homenagem que a classe cultural faz a esse grande ator, dramaturgo e diretor de teatro, que tem o trabalho reconhecido em todo país e é uma referência em Mato Grosso. Ele nos deixou em 2018, e, além de artista, foi professor da MT Escola de Teatro, advogado e lutou contra a ditadura militar. Tive o privilégio de ser seu amigo e trabalhar junto com ele”, explica o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira.

Os ingressos são gratuitos e pode ser retirados AQUI.

Serviço

O Cine Teatro Cuiabá é um espaço cultural da Secel e funciona em gestão compartilhada com a Associação Cultural Cena Onze. Está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro de Cuiabá.

Confira a programação: http://cineteatrocuiaba.org.br/novidades/programacao-completa-do-1-festival-de-teatro-luiz-carlos-ribeiro

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT

Publicados

em

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (SINTAP-MT) e o Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT) se posicionaram oficialmente contra qualquer proposta que transfira ao Instituto Mato-Grossense da Agropecuária (IMAC) ou a entidades privadas funções estratégicas do estado. As entidades alertam que atividades essenciais como defesa sanitária, certificação e rastreabilidade do rebanho devem permanecer sob gestão exclusiva do Estado.

O SINTAP-MT adverte que o Projeto de Lei nº 1145/2025, recentemente aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pode transferir competências legais do INDEA-MT para o IMAC, enfraquecendo atividades essenciais de fiscalização, vigilância e controle sanitário. A entidade também destaca que a proposta pode invadir atribuições do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), especialmente no que se refere à rastreabilidade animal, atualmente realizada pelo Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (SISBOV).

Segundo o SINTAP-MT, a rastreabilidade e a certificação sanitária exigem fé pública e neutralidade técnica, condições que só podem ser asseguradas por órgãos oficiais. Delegar essas funções a entidades privadas gera insegurança jurídica, conflitos de interesse e pode comprometer a credibilidade internacional da carne mato-grossense, especialmente diante das exigências do Regulamento Antidesmatamento da União Europeia (EUDR).

Leia Também:  Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais realiza oficinas sobre cuidados com saúde bucal

A presidente do SINTAP, Diany Dias, reforça seu apoio a medidas que fortaleçam a autonomia do INDEA-MT e da SEMA-MT, integrem sistemas públicos de controle e evitem a criação de estruturas paralelas sem reconhecimento oficial. Ela afirma que a entidade luta para que a modernização da pecuária mato-grossense ocorra com base no fortalecimento das instituições públicas e na valorização dos servidores responsáveis pela defesa agropecuária e pelo monitoramento ambiental.

Diante dos riscos trazidos pela aprovação do projeto, o SINTAP-MT enviará ofício ao Governo do Estado solicitando medidas urgentes para impedir que competências estratégicas do Estado sejam transferidas a entidades privadas, preservando a integridade do sistema agroambiental de Mato Grosso.

Contato para imprensa:
SINTAP-MT – Assessoria de Comunicação
E-mail: marcia.martins30@gmail.com
Telefone/WhatsApp: (65) 99243-2021

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA