Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Ciopaer homenageia 47 personalidades que contribuem com missões aéreas da Segurança Pública

Publicados

MATO GROSSO

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concedeu, na noite dessa quinta-feira (03.08), a “Medalha de Aviação Mérito Águia Uno” a 47 personalidades civis e militares que contribuíram com as missões da unidade especializada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O evento contou com a presença do governador Mauro Mendes e da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que foi agraciada com a maior honraria da aviação da Segurança Pública.

A primeira-dama, Virginia Mendes, agradeceu o empenho de todos os servidores que atuam nas operações aéreas de proteção à vida e assistência social.

“Sou grata a todos os homens e mulheres que dedicam suas vidas pela aviação da Segurança Pública do nosso estado, de maneira especial. Agradeço todos os esforços nas missões reservadas ao salvamento de vítimas; nas missões sociais como ocorre em locais distantes para a entrega de alimentos; dentre outras ações que tanto nos honram com dedicação, compromisso e eficiência”, enfatizou.

O governador Mauro Mendes elogiou as missões desenvolvidas pelo Ciopaer durante a pandemia.

“Na nossa maior crise sanitária, o Ciopaer foi fundamental e tinha a importante missão de receber de Brasília, a tão esperada e valiosa vacina, e em 24 horas distribuir para os polos regionais para que chegasse aos 141 municípios de Mato Grosso”, destacou.

O governador também citou a aquisição de uma aeronave para a unidade especializada e da primeira ocorrência em que ela foi utilizada, para levar um morador do interior do Estado até o Paraná para um transplante de órgão, logo depois dele ter recebido um telefonema do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) informando sobre a identificação de um doador.

“O cidadão chegou de carro em Cuiabá, pegou o primeiro voo e conseguimos enviá-lo a Curitiba e uma vida de muito sofrimento foi tirada naquele momento do coração dessa pessoa”, lembrou Mauro Mendes.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 10,8 mil m³ de madeira extraída em área de conservação em Colniza

Ao agradecer a condecoração, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino, destacou a parceria do Governo do Estado com o TJMT.

“O Poder Judiciário tem a sua parcela de compromisso nessa engrenagem, chamada Estado. Essa engrenagem bem conduzida que estamos vivenciando hoje, em uma época que tenho orgulho de ser mato-grossense, de estar em um estado em que somos reconhecidos como estado organizado, ordenho e principalmente com sua cúpula unida”, ressaltou.

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, pontuou que nesse período de atividades nos 141 municípios de Mato Grosso, o Ciopaer tem levado esperança nas suas diversas missões. “O Ciopaer tem 17 anos de história, de bons serviços prestados a sociedade. Através do Governo do Estado, o Ciopaer tem levado esperança as pessoas que precisam de socorro, de resgate, transplante e transporte de órgão. O Ciopaer, além disso, ainda faz sua missão principal que é apoiar os órgãos de segurança pública”, destacou.

A medalha é a maior honraria da aviação da Segurança Pública do Estado destinada a personalidades que contribuíram expressivamente para as atividades relacionadas ao Ciopaer. Desde que foi instituída, em 3 de agosto de 2016, por meio do decreto 656, mais de 200 homenagens foram prestadas. Nesta 7ª edição, foram condecorados aqueles que atuaram em parceria com o Ciopaer ao longo do ano de 2022.

Confira a lista dos homenageados:

Primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes
Desembargadora Clarice Claudino
Senador Jayme Campos
Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Luciana Bragança Brandão da Silva
Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Vivian Rizziolli Corrêa
Tenente Coronel PM, Waldiley Alencar Taques do Valle
Tenente Coronel PM, Sara Cristina da Silva
Tenente Coronel PM, Adonival Coelho de Souza Junior
Tenente Coronel PM, Rafael Dias Guimarães
Tenente Coronel PM, Cláudia Regina Soares
Tenente Coronel PM, Murilo Franco de Miranda
Tenente Coronel PM, Bruno Marcel Souza Tocantins
Tenente Coronel PM, Susane Tamanho
Tenente Coronel PM, Frederico Correa Lima Lopes
Tenente Coronel PM, Marcos Antônio Rodrigues de Amorim
Tenente Coronel PM, Wangles dos Santos Lino
Tenente Coronel PM, Monalisa Marcielle Furlan Toledo
Tenente Coronel PM, Alexandre Fontes Teixeira
Procurador-Geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior
Maj Av Victor Hugo da Silva Lima
Major da PM Raissa Helena Amorim Farinha
Capitão do Corpo de Bombeiros, Felipe Karim Shiro
Capitão da PM, Michael Ferreira Berbel
Delegada de Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel
Delegado de Polícia Civil, Rodrigo Bastos da Silca
Delegada de Polícia Civil, Juliana Chiquito Palhares
Delegado de Polícia Civil, Cláudio Alvarez Sant’ana
Delegado de Polícia Civil, José Carlos de Almeida Júnior
Presidente do Detran-MT, Gustavo Reis L. de Vasconcelos
Secretário Adjunto, Jean Carlos Gonçalves
Secretária Adjunta Lenice Silva dos Santos Barbosa
1º Tenente da Polícia Militar, José Maurício Neiva Alves
1º Tenente da Polícia Militar, Cristiano Franco de Miranda
Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Maurício André Ely de Mattos
Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Leandro Gustavo Alves
Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Natanael Mayer Junior
Sargento PM Danilo da Silva Cardoso
Sargento PM Francisco Oliveira Dutra
Investigador de Polícia Roberto Sales
Servidor Público Luiz Carneiro
Servidora Pública Alecy Alves
Servidora Pública Alessandra Cristina Ferreira de Moraes
Servidora Pública Daniely Beatrice Ribeiro do Lago
Presidente de Sindicato Thiago Stefanello Nogueira
Chefe de Departamento Josimar Bruno da Silva
Empresário Hélio Vicente
Empresário Márcio Matos

Leia Também:  Presidente da Fecomércio-MT e representantes sindicais participam de evento da CNC, em Brasília

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Confira como estão as obras dos quatro novos Hospitais Regionais de Mato Grosso

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  VÍDEO: Torcedores cuiabanos enfrentam o calor e muito tempo de espera para tentar ver de perto os jogadores da seleção brasileira de futebol. veja

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA