MATO GROSSO
Circuito Itinerante do MT Ciências chega pela primeira vez em Araguaiana
MATO GROSSO
Com apoio da Prefeitura Municipal de Araguaiana, por meio da Secretaria de Assistência Social, a ação pretende popularizar o conhecimento científico presente no cotidiano. Além dos estudantes das redes municipal e estadual, as instalações também estarão de portas abertas para toda população.
Os estudantes serão convidados a participar e acessar diversas experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os alunos terão ainda a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.
Já no dia 23 de junho, as instalações estarão abertas para toda a população interessada em conhecer o projeto, mobilizado pelo Governo de Mato Grosso e realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O Circuito Itinerante conta ainda com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Segundo a secretária de Assistência Social de Araguaiana, Géssica Kamilla Vieira Luz, a chegada da carreta proporciona uma experiência única para os estudantes. Para Géssica, ações como essa reforçam o compromisso da Seciteci com o desenvolvimento dos municípios.
“A idealização da vinda da carreta foi de trazer muito conhecimento e aprendizado para toda população e em especial aos alunos do município. Isso só reforça o compromisso da Seciteci com os municípios de todo o estado. Fico feliz com essa parceria e agradeço ao secretário, que atendeu nosso pedido prontamente mesmo”, afirmou a secretária.
Na última semana, o circuito passou pelo município de Juína (746 km de Cuiabá), levando quatro dias de programação envolvendo o conhecimento científico para mais de 1100 pessoas. Entre janeiro e junho, a carreta circulou por nove municípios de Mato Grosso, resultando em um atendimento de mais de oito mil pessoas. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
MT Ciências
O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.